quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCiência e tecnologiaFerramenta da NASA mostra eclipses espaciais a toda hora

Ferramenta da NASA mostra eclipses espaciais a toda hora

Já pensou ver um eclipse solar total todos os dias? Agora, isso é possível. A NASA divulgou sua nova ferramenta online, a Helioviewer Eclipse Watch, que permitirá aos entusiastas observar, em tempo real, a atmosfera externa do Sol (coroa), com imagens parecidas a eclipses do Espaço.

A ferramenta exibe imagens capturadas pelo Observatório Solar e Heliosférico (SOHO, na sigla em inglês), que se encontra a 621,37 mil quilômetros da Terra. Segundo a NASA, a cada atualização da página Web, você verá a imagem mais recente gerada pela SOHO, missão conjunta entre NASA e ESA.

As imagens mostram características de nossa estrela-mor, que também poderá ser visualizada na tela dos dispositivos quando a Lua cobre o Sol completamente, como na próxima segunda-feira (8), quando ocorrerá o eclipse solar total deste ano. Durante o evento, será possível ver o fluxo de gás quente da superfície solar.

Mapa mostra caminho da totalidade e dos contornos parciais cruzando os EUA para o eclipse solar total de 8 de abril de 2024 (Imagem: Estúdio de Visualização Científica da NASA)

Os pesquisadores estudam a coroa do Sol constantemente, mas precisam de um eclipse total para analisá-la. Como isso não acontece a toda hora, eles usam os coronógrafos, telescópios espaciais que eclipse artificial usando disco redondo para bloquear a luz solar (assim como a Lua faz durante um eclipse) e revelam partes da coroa que costumam ser muito fracas visualmente em uma situação normal.

Ferramenta da NASA para ver o Sol

  • O Helioviewer Eclipse Watch traz imagens similares a eclipses capturadas mais de 100 vezes por dia pelo instrumento Large Angle and Spectrometric Coronagraph Experiment (LASCO) da SOHO;
  • O LASCO analisa a coroa do Sol e é capaz de encontrar nuvens de material, conhecidas como ejeções de massa coronal que irrompem da estrela;
  • As imagens dão um vislumbre do que está por vir em 8 de abril, com o eclipse solar total;
  • O disco do LASCO tem capacidade de obscurecer área maior que a Lua bloqueará na semana que vem, conforme indicada pela área circular preta na Eclipse Watch. Uma imagem da Lua é sobreposta para fins de escala;
  • Além disso, há um cronômetro na página da ferramenta para indicar quando o eclipse começará.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui