A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) publicou uma nota a respeito da arbitragem do clássico entre Fluminense e Vasco, na última quarta (14), pelo Campeonato Carioca.
Com base no relatório produzido pela Good Game!, empresa contratada para realizar auditoria das decisões dos árbitros, a entidade afirma que “apenas um erro de baixo impacto” foi cometido, sem interferência no placar. O jogo acabou em 0 a 0, com os dois times criticando o juiz Bruno Mota Correia.
“O relatório da empresa, cujo trabalho é isento, independente e reconhecido internacionalmente, aponta 102 situações de atuação do árbitro no clássico Fluminense 0 x 0 Vasco, com apenas um erro de baixo impacto – escanteio a favor do Tricolor.
Além disso, no final, o documento compara o resultado oficial e real da partida, sendo ambos 0 a 0 – o que confirma que a arbitragem não interferiu no placar”, relata a Ferj – veja a íntegra da nota abaixo.
Vasco e Fluminense reclamam a não marcação de pênaltis (um para cada lado) em lances de mão dentro da área. Os times também contestaram a falta de critério do árbitro na marcação de faltas e aplicação dos cartões durante o clássico. As expulsões de Medel e Thiago Santos também foram criticadas.
Veja, abaixo, o posicionamento da Ferj após o clássico entre Fluminense e Vasco, pelo Campeonato Carioca:
“Em atenção especial ao seu compromisso com a transparência e a imparcialidade, trabalhando sempre para o aperfeiçoamento dos profissionais de arbitragem, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro manteve a sua rotina de abrir as portas para receber os clubes para ouvir as suas manifestações, desagrados e sugestões, na intenção de fornecer, com base na regra, os subsídios técnicos à análise e esclarecimentos necessários às conclusões justas a respeito dos possíveis, alegados ou reais equívocos em decisões de árbitros, assistentes e VAR, de modo a que os erros, se existentes, não deixem de ser reconhecidos ou afastados.
Assim sendo, em respeito e aceitas as manifestações dos clubes, por questões de justiça, cumpre-nos o dever de informar que as decisões do árbitro interpretadas como erros nos lances polêmicos apontados não encontram amparo na análise técnica elaborada não somente por equipe de profissionais especializados, como também assim evidenciado no relatório construído através da tecnologia da GOOD GAME!, com o uso de complexos algoritmos de Inteligência Artificial para identificar as decisões da arbitragem.
O relatório da empresa, cujo trabalho é isento, independente e reconhecido internacionalmente, aponta 102 situações de atuação do árbitro no clássico Fluminense 0 x 0 Vasco, com apenas um erro de baixo impacto – escanteio a favor do Tricolor. Além disso, no final, o documento compara o resultado oficial e real da partida, sendo ambos 0 a 0 – o que confirma que a arbitragem não intereferiu no placar.
Por fim, temos a certeza de que bom senso e racionalidade permitem reflexões positivas, o árbitro não se constituiu em vilão ou incompetente em partida tensa e hostil em alguns momentos, os clubes devem se manter atentos e diligentes em prol da excelência e a Federação os tem como aliados na missão de oferecer o melhor.”