terça-feira, julho 2, 2024
InícioViagem & GastronomiaFeliz Ano Novo: restaurantes abertos no dia 1º de janeiro no Rio...

Feliz Ano Novo: restaurantes abertos no dia 1º de janeiro no Rio de Janeiro

O primeiro dia de 2024 cairá em uma segunda-feira, e se você estiver buscando uma folga da cozinha fique tranquilo: opções de restaurantes que funcionarão na data não faltam no Rio de Janeiro!

Diversos estabelecimentos abrirão as portas em 1º de janeiro para receber turistas que curtirão o réveillon na Cidade Maravilhosa – e também para os moradores da cidade que querem ficar longe do fogão. De comida italiana a de boteco, passando por carnes, gastronomia portuguesa e oriental, confira alguns lugares para almoçar (ou jantar) no Rio neste dia, mas lembre-se: a cidade estará lotada, então, é necessário programação!

Braseiro da Gávea

Picanha para compartilhar junto com acompanhamentos é um dos pratos mais pedidos do Braseiro da Gávea, no Rio de Janeiro / Reprodução Facebook

Um dos points do Rio de Janeiro, o Braseiro da Gávea está sempre lotado. Lá, as especialidades do menu são as comidas na brasa. O local não aceita reservas, então, é necessário se programar para chegar cedo ou preparado para uma fila considerável. A parte boa é que enquanto esperam, os clientes podem pedir chope e aperitivos, como pão de alho, linguiça e coração de galinha.

O prato mais famoso e emblemático do local é a picanha, que vem acompanhada de arroz de brócolis, farofa de ovos com banana, batata frita e vinagrete. Outros cortes bovinos, além de opções de aves e frutos do mar compõem o menu.

Braseiro da Gávea: Praça Santos Dumont, 116 – Loja A – Gávea, Rio de Janeiro/Tel.: (21) 2239-7494/Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 11h30 a 1h.

Malta Beef Club

Bisteca Fiorentina e acompanhamentos do Malta Beef Club, que tem cortes de carne premium como protagonistas / Tomás Rangel

Ainda para os fãs de uma boa carne, outro restaurante que funcionará no dia 1º de janeiro é o Malta Beef Club, no Leblon. O horário será diferente apenas neste dia: das 12h às 18h. O cardápio conta com mais de 10 cortes para escolher, além de entradas, acompanhamentos para compartilhar e petiscos. Entre as carnes especiais, o destaque vai para o Wagyu de classificação A5, para o Denver Steak, Prime Rib e o Porter House, que compreende o filé mignon e o chorizo.

Malta Beef Club: Av. General San Martin, 359, Leblon/Tel.: (21) 2323-6919/Horário de funcionamento: dia 1º de janeiro: das 12h às 18h. 

Churrascaria Palace

Patrimônio cultural do Rio de Janeiro, Churrascaria Palace abrirá no primeiro dia do ano / Fábio Rossi

A tradicional churrascaria Palace, que ganhou o título de patrimônio cultural do Rio de Janeiro no ano passado, também abrirá as portas pós-réveillon em horário normal. Localizada em Copacabana, a casa foi fundada em 1951 e funciona no esquema de rodízio com mais de 40 cortes de carnes à disposição. Um buffet com inúmeras opções para acompanhar também faz sucesso por lá. Saladas frescas; queijos, pães, guarnições diversas; comida japonesa; casquinha de siri; ostras e frutos do mar em geral são algumas das opções. Para finalizar, mais de 10 opções de sobremesas fazem parte do pacote, sendo a Ovo de Gato a mais pedida. Ela é feita com gelato de baunilha e coberta com ovomaltine sobre uma cama de chocolate Língua de Gato.

Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas, 16 – Copacabana/Telefone: (21) 2541-5898/Horário de funcionamento: dia 1º de janeiro: das 12h às 23h

Assador

Assador, no Aterro do Flamengo, tem vista para cartões postais da cidade e ficará aberto para almoço e jantar no primeiro dia do ano / Tomas Rangel

Finalizando o capítulo sobre carnes, o Assador, no Aterro do Flamengo, é outra opção para quem busca um bom corte com vista privilegiada para pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Lá, o cliente encontrará assado de tira; picanha; bife de chorizo e shoulder steak, além de clássicos como leitão à pururuca; costela suína e carré de cordeiro à vontade por um preço fechado. Para complementar, guarnições como farofa de ovos; cebola à dorê; polenta frita; aipim cozido, entre outros estão à disposição dos clientes.

Assador: Avenida Infante Dom Henrique S/N – Aterro do Flamengo/Tel.: (21) 2018-3235/ Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 23h30.

Taberna Rainha

Localizado na badalada rua Dias Ferreira, no Leblon, o Taberna Rainha tem como inspiração a gastronomia ibérica, focando seu menu na culinária espanhola e portuguesa. Comandado pelo chef Pedro de Artagão, ele funcionará em horário normal no primeiro dia do ano. O destaque do cardápio vai para o Cozido, receita tradicional portuguesa. São carnes variadas cozidas lentamente até formar seu caldo acrescentando legumes e vegetais. Pirão, arroz e feijão branco são servidos como acompanhamentos

Quem for apenas para petiscar também estará bem servido de sugestões, com diversas opções para compartilhar entre croquetas, pastéis e sanduíches. Outros pratos que servem duas ou mais pessoas também compõem o menu: arroz de rabo, rabada braseada e arroz cozido lentamente no seu caldo finalizado com cebolas douradas; bacalhau espiritual; e polvo à galega são alguns deles. O local não faz reserva.

Taberna da Rainha: rua Dias Ferreira, 233 – Leblon, Rio de Janeiro, RJ/Tel.:  (21) 3128-6551 /Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 23h.

Boteco Rainha

Torresmo de Pedro de Artagão é um dos aperitivos mais famosos do Rio de Janeiro / Alexander Landau

Badalado boteco no Rio de Janeiro, o Rainha, também de Artagão, abrirá as portas na primeira segunda-feira do ano com chope gelado à espera dos clientes. Entre os destaques do cardápio está o imperdível torresmo de barriga de porco do chef. Outras opções para petiscar fazem sucesso por lá, como a punheta de bacalhau, pastéis variados, empadas, croquete de lagosta e sanduíches. Para quem procura um almoço mais reforçado, há também pratos bem servidos para compartilhar, como a frigideira de frutos do mar com vegetais no azeite; o arroz de pato e embutidos; polvo grelhado, entre outras opções. Para a sobremesa, não perca a torta de natas.

Boteco Rainha: Rua Dias Ferreira, 247 – loja B – Leblon, Rio de Janeiro//Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 23h.

Boteco Princesa

O Boteco Princesa é outra opção para um bom encontro no dia 1º de janeiro. Ele possui cerca de 30% do cardápio do Rainha, seu irmão mais velho. Já conhecidos pelos clientes, o croquete de lagosta, torresmo de barriga, polvo ao vinagrete, arroz de pato, de frutos do mar, entre outros não perderam espaço, mas ganharam novas companhias. Ao contrário do Rainha, em que os peixes e frutos do mar são os protagonistas, o Princesa oferece mais opções de carnes em seus pratos principais. O prato que leva o nome da casa, por exemplo, é composto por dois medalhões de filé mignon cobertos por gorgonzola, acompanhados de arroz com seu molho rôti. O estrogonofe de carne não fica para trás e vem acompanhado de batatas saute e arroz branco. Filé à milanesa, à piamontese, à parmegiana e, é claro, o clássico Oswaldo Aranha, também ganham suas versões do chef Pedro Artagão no boteco.

Boteco Princesa: Rua João Líra, 148 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ //Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 23h.

NOSSO

Gastrobar NOSSO, em Ipanema, reúne aperitivos e pratos com ingredientes sazonais, além de drinques que são estrelas do menu / Tales Hidequi

O gastrobar NOSSO, localizado em Ipanema, abrirá no fim da tarde do dia 1º de janeiro para aqueles que buscam um menu leve e fresco seja para jantar ou apenas petiscar. O chef Bruno Katz explora produtos sazonais de forma livre e criativa, com opções vegetarianas. O local é conhecido também pelos seus deliciosos drinques. A carta é assinada pelo bartender Daniel Estevan e traz ingredientes regionais e brasilidade para suas receitas.

NOSSO: Rua Maria Quitéria, 91 – Ipanema/Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 17h30 até 00h/Reservas pelo site

Da Brambini

No Leme, Da Brambini é uma das opções de restaurantes italianos abertos na cidade em 1º de janeiro / Divulgação

Aberto em 1991 na Orla do Leme, o Da Brambini enfatiza o respeito às receitas típicas de toda a Itália. Para começar, a sugestão do local é o couvert com berinjela, abobrinha grelhadas, azeitonas, mini muçarelas de búfala, fritada de legumes e pães artesanais.  Entre os pratos mais tradicionais do menu estão o spaghetti alla carbonara e a lasanha à bolonhesa feita com massa fresca e o ossobuco de vitela com risoto de açafrão. Para finalizar, outro item ditado como imperdível do cardápio é o tiramissú, feito na casa. O restaurante funcionará em horário normal no primeiro dia do ano.

Da Brambini: Avenida Atlântica, 514B/Tel.: (21) 2275-4346/ Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 00h.

Babbo Osteria

Do chef Elia Schramm, em Ipanema, o Babbo Osteria oferece diferentes entradas, pratos principais e sobremesas para quem quiser apostar na culinária italiana como pontapé inicial do ano. Para começar, a sugestão do local é o cannoli al gamberi, com massa de cannoli salgada, salada de camarão, aipo, maçã verde e limão siciliano. Como principais, o menu oferece uma seleção de massas frescas, todas feitas na casa. É o caso da Uova Penara, com ovo mollet, massa tagliollini no molho cremoso de bacon, vinho branco e pimenta do reino, além de carnes e frutos do mar. O bar conta com drinques clássicos e autorais, mas quem preferir o bom e velho vinho, uma dica de ouro: o local não cobra rolha.

Babbo Osteria: Rua Barão da Torre, 632, Ipanema – Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3197-2801 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 16h e das 19h às 23h.

Pici Trattoria

Gnochhi ao pesto com burrata e limão siciliano é uma das opções da Pici Trattoria, em Ipanema / Reprodução Instagram

Ainda com o pé na Itália, outra sugestão para o primeiro dia do ano é o Pici Trattoria. As bruschettas douradas na manteiga, com tartare fresco de tomates italiano e folhas de manjericão fazem sucesso. Croquetas de presunto de parma com molho aioli; bolinhos de risoto de funghi trufados e burrata também estão entre as opções. Como principais, as massas, é claro, são as protagonistas. Gnocchi ao pesto; rigatoni all’ amatriciana; carbonara e o vero cacio e pepe estão entre as apostas certas. O menu conta ainda com sugestões de carnes e peixes, além de sobremesas como o clássico tiramissú.

Pici Trattoria: Rua Barão da Torre 348 – Ipanema, Rio de Janeiro /Tel: (21) 99757-9160/ Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 00h. Reservas podem ser feitas por este link.

Gero

Spaghetti alla carbonara é uma das massas do Gero, localizado no Hotel Fasano; local funcionará em horário normal no dia 1º de janeiro / Tomás Rangel

Localizado no Hotel Fasano Rio de Janeiro e aberto também a não hóspedes, o restaurante Gero abrirá normalmente para almoço e jantar no dia 1º de janeiro. À frente da cozinha está o experiente chef italiano Luigi Moressa. No menu, é possível encontrar clássicos como o carpaccio fasano, feito com filé mignon, pasta de azeitonas e pinole; o spaghetti alla carbonara, com parmesão, gema de ovo e guanciale. e o ravioli com recheio de burrata e molho funghi fresco. Os comensais encontram também opções de carnes e peixes, como o filé de atum em crosta de gergelim e tomilho ao molho marsala e o cordeiro assado ao forno, com batatas e alcachofrinhas. Além do amplo salão, o restaurante conta com uma linda varanda na parte da frente do prédio, para quem preferir ficar a céu aberto.

Gero: Avenida Vieira Souto, 80 – Ipanema, Hotel Fasano Rio de Janeiro/Tel.: (21) 3202-4000/ Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 15h e das 19h às 23h.

Ferro e Farinha

Drinques clássicos e autorais, entradas e 13 sabores de pizza estão à disposição no cardápio do Ferro e Farinha; todas as unidades funcionarão em horário normal / Reprodução Instagram

Todas as unidades da pizzaria Ferro e Farinha (Leblon, Ipanema, Botafogo e Barra), do chef Sei Shiroma, funcionarão normalmente no primeiro dia do ano, a partir das 18h. Entre as opções do cardápio estão as pizzas a lenha como a: Domenico, com molho de tomate, grana padano, fior de latte, manjericão; e a Fraz, com molho de tomate,muçarela, linguiça calabresa, erva doce e orégano.

Além das pizzas, a casa também oferece um menu de entradas preparado na lenha. Ferro Beef Wellngton, versão do chef da tradicional receita, preparada com uma base de massa folheada, coberta por duxells de cogumelos, mostarda dijon e lâminas de rosbife assados na lenha; e o Gnocchi Dourado a Lenha (R$ 56), a base de batatas e dourado na frigideira de ferro com molho cremoso de cogumelos portobello e sálvia são algumas das sugestões da casa.

Ferro e Farinha Ipanema: Rua Maria Quitéria, 107/ Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 18h até 00h.

Ferro e Farinha Leblon: Rua Dias Ferreira, 48 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 18h até 00h.

Ferro e Farinha Botafogo: Rua Arnaldo Quintela, 23 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 18h até 00h.

Ferro e Farinha Barra: Rua Olegário Maciel, 555 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 18h até 00h.

Taberna Sardinha

Bolinho de alheira é um dos itens de destaque do Sardinha Taberna, no Leblon / Fabio Wright

Saindo da Itália e aterrizando em Portugal, a Cidade Maravilhosa reúne boas opções para os apreciadores da gastronomia lusitana. Entre elas, o Sardinha. Aberta em 2021, a tasca portuguesa reúne ótimos petiscos e pratos da terrinha. Uma das estrelas do cardápio é o bolinho de alheira, uma espécie de linguiça portuguesa enchida com vários tipos de carne, miolo de pão e condimentos. O menu é dividido em sessões, e uma delas traz também uma seleção de sanduíches portugueses, como a bifana, com carne suína; o patanisca de bacalhau; e o tradicional prego, feito com filé e queijo artesanal.

Como principais, os sabores marítimos dominam as sugestões. Quem procura clássicos bem executados vai se deliciar com os camarões à bulhão pato que traz os crustáceos puxados no molho de vinho branco, manteiga e alho; e o também com o bacalhau à brás.

Sardinha: Rua Aristides Espinola, 101, Leblon//Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 23h.

Mercearia da Praça

Bacalhau é um dos grandes protagonistas da Mercearia da Praça, que além de aceitar encomendas para o fim do ano, abrirá as portas aos clientes / Tomás Rangel

Além de aceitar encomendas para a ceia de réveillon, a Mercearia da Praça também receberá os clientes em Ipanema a partir das 12h no primeiro dia do ano. Entre os pratos principais, o bacalhau é o grande protagonista em versões distintas. Entre elas estão o ‘da Mercearia’, assado com batatas calabresas ao murro, brócolis, cebola assada levemente caramelizada e alho frito; bacalhau com natas, feito em lascas com batata, cenoura, champignon ao creme e gratinado com parmesão; bacalhau à lagareiro, um lombo de bacalhau assado com cebola roxa, batatas ao murro e azeitonas pretas; e bacalhau espiritual. Outros clássicos de Portugal como os arrozes de pato, polvo e (mais uma vez) bacalhau também são encontrados no menu.

Mercearia da Praça: rua Jangadeiro, 28 – Praça General Osório, Ipanema/Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 00h.

Maria e o Boi

Restaurante de carnes e de cozinha brasileira, o Maria e o Boi, em Ipanema, receberá os clientes no primeiro dia do ano já com seu cardápio renovado. Assinado agora pela chef Vanessa da Rocha, o menu conta com homenagens e ingredientes clássicos do norte a sul do Brasil. Entre as receitas, os destaques do Rio de Janeiro vão para as cachaças pesquisadas especialmente em alambiques do estado e também para o peito de boi assado com alho frito, arroz, farofa e fritas, que leva o nome de “Oswaldo (quase) Aranha”.

Do Nordeste, por exemplo, o xinxim de camarão com arroz de coco, gengibre e limão; e o croquete cremoso de vatapá de camarão figuram o menu. Outros cortes especiais bovinos estão todos à disposição no cardápio e são 14, além de diversos acompanhamentos e sugestões de peixes. O bar ganha destaque com drinques autorais e clássicos nacionais – não tão conhecidos -, além de licores e destilados.

Maria e o Boi: Rua Maria Quitéria, 111 – 1º andar – Ipanema/Tel.: (21) 3502-4634/Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 13h às 23h.

SUIBI Japanese Restaurant

Do chef Sei Shiroma, SUIBI Japanese Food abriu as portas na Dias Ferreira, no Leblon, e funcionará no dia 1º de janeiro na parte da noite / Divulgação

Recém-inaugurado, o SUIBI, de Sei Shiroma, oferece em seu cardápio clássicos e criações a partir da memória afetiva do chef, que se inspirou no restaurante de sua família em Nova York para abrir seu próprio negócio no Rio.

Lá, o cliente encontrará duplas de guioza de diferentes sabores; porções de sushis e sashimis variados e os autorais, como o Surf And Turf Tartare, feito com tartare de atum, wagyu grelhado, gochujang, malá, aonori e muito grana padano para finalizar.  O extenso cardápio conta ainda com outras sugestões de tartares, ostras gratinadas, rolls, ramen, yakisoba – sempre com toques especiais que exaltam sabores e texturas, sejam eles frios, quentes, grelhados, defumados ou crus. O Shoyu está disponível nas mesas, mas seu uso acaba sendo totalmente dispensável.

SUIBI Japanese Restaurant: Rua Dias Ferreira, 45 – Leblon, Rio de Janeiro/Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 18h30 às 00h.

Katz-sū

Outro restaurante que mistura sotaques cariocas e asiáticos é o Katz-sū, no Jardim Botânico. O cardápio, elaborado pelo chef e sócio Bruno Katz, traz sugestões das gastronomias tailandesa, coreana e japonesa como pilares, oferecendo uma refeição completa ou porções para petiscar em um ambiente ‘raiz’. A carta de drinques, por sua vez, foi elaborada pelo mixologista Daniel Estevan. Criativa, ela também tem influência oriental.

Katz-sū: Rua Von Martius, nº 325, loja F – Jardim Botânico / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 17h às 00h.

Ocyá

Lula na Brasa Recheada com Cebola, Tomate e Manjericão, do Ocyá / Divulgação

Sob o comando do chef Gerônimo Athuel, o Ocyá abrirá para almoço no dia 1º de janeiro. O programa começa já no trajeto até o restaurante, localizado na Ilha Primeira, na Barra da Tijuca. De pontos localizados em diferentes regiões da Barra, saem barquinhos que circulam pelo arquipélago da Ilha da Gigoia e levam até o local. Lá, mesinhas ao ar livre e uma linda paisagem compõem o cenário para provar as receitas preparadas pelo chef, que faz um trabalho pioneiro de maturação de aproveitamento integral de peixes e frutos do mar.

Entre as opções estão: o peixe maturado crocante com aioli de salsa com limão; o polvo com maionese de kimchi artesanal, batata corada e páprica; a lula na brasa recheada com cebola, tomate e manjericão fresco; e o peixe do dia desossado preparado na brasa e servido com arroz de limão cremoso, farofa fria e fritas.

A unidade do Leblon, inaugurada em 2023, também funcionará no primeiro dia do ano, mas em horário integral.

Ocyá – Ilha Primeira – Barra da Tijuca: Tel: (21) 97286-1250/ Horário de funcionamento 1º de janeiro: das 12h às 18h.

Ocyá Leblon: Rua Aristides Espínola, 88 – Leblon – Rio de Janeiro. Tel: 21 97286-1250/ Horário de funcionamento 1º de janeiro: das 12h às 23h

ViaSete

Para quem busca um começo de ano mais leve, o ViaSete, em Ipanema, oferece opções de bowls e peixes / Divulgação

Em Ipanema, o ViaSete pode ser uma boa opção para quem quiser comer algo mais leve no dia 1 em um ambiente aconchegante. Entre as opções de entrada estão o bowl pacífico de salmão, com abacate, brócolis, rabanete e nozes picante; e o Gravlax, com fatias de salmão curado com especiarias da casa, mix de folhas e rúcula. Ambos os pratos acompanham salada grega (pepino, azeitona, queijo feta e tomate).

Como pratos principais, o cliente encontra no menu um salmão na crosta de sementes com maionese de abacate e tahine com brócolis e couve-flor; arroz de frutos do mar ao molho de tomates e polvo, camarão e lula, finalizado com molho de limão siciliano e cebola; e camarões com legumes na brasa, com abobrinha, berinjela, cenoura, brócolis, couve-flor, repolho, nozes picantes, cogumelos, tomatinhos e abacate, acompanhado de molho tahine de ervas.

Para finalizar, uma cheesecake acompanhada de calda de frutas vermelhas orgânicas ou um Sorvete gourmet, feito artesanalmente são as opções.

ViaSete: Rua Garcia d’Ávila, 125 – Ipanema – RJ / Tel.:  (21) 3900-7248 / Horário de funcionamento 1º de janeiro: das 12h às 23h

Arp Bar

Arp Bar, no Hotel Arpoador, oferecerá seu café da manhã das 7h às 12h no primeiro dia do ano / Eduardo Magalhães

Por último, mas não menos importante: a ala dos cafés da manhã. Afinal, nada melhor para curar a canseira da festa da noite anterior do que um bom café. O Arp Bar funcionará normalmente, das 7h às 12h, com duas versões de seu café da manhã: Arp ou vegano. Com um preço fixo (R$ 86), eles oferecem opções clássicas e pratos à la carte, no melhor estilo brunch.

Servido à inglesa, onde o atendimento é realizado na mesa do cliente, a apresentação Arp vem em uma tábua com seleção de produtos artesanais como pães de fermentação natural, presuntos e queijos artesanais, ovo caipira mexido ou frito, café filtrado, iogurte com granola feita na casa, além de sucos, frutas, geleia, mel cru e chás orgânicos. Já na versão vegana, pastinhas de berinjela cremosa, queijo de castanha, homus, além do iogurte de coco, frutas, cogumelos assados e cookie de castanhas com cacau. Para beber, cacau quente e cafés com leite vegetal. Há outras opções de menu que podem ser pagas de forma à parte.

Arp Bar, Hotel Arpoador: Francisco Otaviano, 177 – Ipanema/Tel.: (21) 3600-4041/Horário de funcionamento: das 7h às 12h.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui