Em meio às rápidas mudanças tecnológicas e às transformações no mercado de trabalho, a busca por uma formação alinhada às demandas do futuro nunca foi tão relevante. Com esse objetivo, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa, em Altos, realizou nesta quarta-feira (4) a Feira das Profissões. Com o tema “Profissões do Futuro”, o evento reuniu alunos, professores e profissionais para explorar tendências inovadoras, como inteligência artificial, empreendedorismo digital e sustentabilidade.
A diretora do Ceti Rama Boa, Clemilda Almeida, destacou o propósito central do evento. “O objetivo principal da nossa feira é justamente aproximar os nossos alunos das profissões do futuro. Os estudantes trabalharam em temas como inteligência artificial aliada à sustentabilidade, mediado pelos professores. O resultado foi muito produtivo e significativo para todos que visitaram a feira”, afirmou a diretora.
Para os alunos, a feira foi uma oportunidade de ampliar horizontes e mergulhar em novas possibilidades profissionais. Antônio Gabriel dos Santos, estudante da escola, ressaltou como o evento influenciou sua visão sobre carreiras modernas. “Essa feira agrega, porque muda nossa visão sobre algumas profissões. No meu trabalho, falei sobre empreendedorismo digital, onde é possível trabalhar em casa, investir de forma mais assertiva e obter lucro. Com os profissionais palestrando, conseguimos entender mais sobre o futuro das profissões”, comentou.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem investido fortemente na formação técnica dos jovens piauienses. Por meio do programa Seduc TEC, cursos como Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em Inteligência Artificial, Programação de Jogos Digitais, Marketing Digital e Sistemas de Energia Renovável já são ofertados em 522 escolas. A proposta é universalizar a modalidade de ensino em Tempo Integral integrado à Educação Profissional até 2025, ampliando o alcance de iniciativas como essas para todas as escolas.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, reforçou a importância de alinhar a educação às demandas do mundo contemporâneo. “Estamos preparando nossos jovens para os desafios do futuro. Com o programa Moderniza Seduc, estamos acelerando a universalização do ensino em Tempo Integral e levando cursos técnicos em áreas estratégicas para todas as escolas da nossa rede. O Ceti Rama Boa é um exemplo de como essa transformação está em curso, proporcionando aos alunos uma visão ampla e conectada ao mercado de trabalho atual”, destacou.
A Feira das Profissões do Ceti Rama Boa reforça o compromisso da rede estadual de ensino em oferecer uma educação moderna, voltada para o futuro e conectada com as necessidades da sociedade.