domingo, julho 7, 2024
InícioEsporteFederação pede para que Sport não possa jogar em Pernambuco contra o...

Federação pede para que Sport não possa jogar em Pernambuco contra o Ceará

O departamento jurídico da Federação Cearense de Futebol (FCF) acionou o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) solicitando que a partida entre Sport e Ceará, confronto único pelas quartas de final da Copa do Nordeste, não seja disputada no estado de Pernambuco.

A diretoria de competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda vai marcar a data exata, mas o jogo está programado para a próxima semana na Arena de Pernambuco, na região metropolitana do Recife. O Sport tem o mando por ter tido melhor campanha na fase de grupos.

Há preocupação com a segurança do encontro que será a reedição da final de 2023, vencida pelo Ceará. Será o primeiro jogo de um clube cearense contra o Sport, no Recife, depois que o ônibus que levava a delegação do Fortaleza da Arena de Pernambuco ao hotel foi atacado por torcedores de uma organizada do clube pernambucano, em 22 de fevereiro, após 1 a 1 pelo Nordestão. Seis jogadores ficaram feridos.

A FCF alega, no documento enviado, que “não existirem garantias de segurança à incolumidade física e psíquica dos partícipes do espetáculo”. No pedido, a federação também pede que o efeito suspensivo que liberou a torcida do Sport a frequentar os estádios seja revogado. A FCF sugeriu que o jogo seja realizado em João Pessoa ou em Natal. A Itatiaia apurou que a chance de o confronto não ser em Pernambuco é remotíssima.

A segunda comissão do STJD, em primeira instância, condenou o Sport a jogar oito partidas como mandante com portões fechado, mas o clube recorreu ao Pleno e conseguiu um efeito suspensivo, até que o caso seja julgado, em 9 de abril, na última instância da justiça desportiva brasileira.

Mesmo se o Pleno decidir pela punição, haverá torcedores do Sport no estádio contra o Ceará porque a venda de ingressos já terá começado, se o jogo de fato for marcado pela CBF para 10 de abril. As organizadas estão proibidas de utilizar fardamento e instrumentos de som nos jogos da equipe pernambucana.

A Justiça comum determinou a prisão de nove homens suspeitos de participarem do ataque ao ônibus do Fortaleza, e quatro estão detidos. Os demais são fugitivos.

No jogo de ida da final da Copa do Nordeste de 2023, na Arena Castelão, na capital cearense, torcedores de Ceará e Sport arremessaram cadeiras uns nos outros ao final do confronto, que terminou 2 a 1 para o Vozão.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui