Em nota oficial divulgada no fim da noite da última segunda-feira (26), a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) reprovou as imagens de um vídeo vazado em que o zagueiro Arboleda, do São Paulo, e mais dois companheiros da seleção estão em uma boate de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
No vídeo, divulgado nesta segunda-feira (25) pela página equatoriana La Data, o defensor tricolor aparece exibindo dinheiro e dançando ao lado de uma mulher em uma casa noturna. Arboleda está junto ao meio-campista Kendry Paes, de apenas 16 anos, e do atacante Gonzalo Plata.
De acordo com a FEF, “foram divulgadas imagens de acontecimentos contrários aos valores e princípios que defendemos e promovemos como instituição, aos quais serão motivo de análise para futuras convocações” (veja nota oficial completa mais abaixo).
Os atletas integravam a delegação equatoriana na Data Fifa e estavam em preparação para o amistoso com a Itália no último domingo (24). Segundo La Data, os jogadores foram à boate no dia anterior à partida.
#Urgente EN LA TRI SE FILTRA VIDEO DE JUGADORES EN UN NIGTH CLUB DE NY, NOCHE ANTES DEL PARTIDO CONTRA ITALIA, KENDRY PAEZ, GONZALO PLATA Y ARBOLEDA APARECEN EN EL VIDEO.#kendryPaez #GonzaloPlata #ARBOLEDA #LaTrienelchongo pic.twitter.com/KXNBBM2nmg
— 🇪🇨 La Data Ec (@LaDataEc) March 25, 2024
A FEF, por sua vez, esclarece que a equipe estava de folga apenas na sexta-feira (22), o que choca com a versão da publicação. Em sua conta no Instagram, Arboleda comentou o caso de forma irônica.
“A partir de agora, em meus dias livres, me colocarei a ler a Bíblia, não mais, porque alguém nem se divertir pode. (…) Prometo”, escreveu o atleta.”
O São Paulo não comentará a situação e aguarda o retorno do jogador para iniciar a preparação para a estreia na Copa Libertadores contra o Talleres na próximo dia 4, às 21h, no estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina.
Diante dos fatos de conhecimento público, a FEF expressa o seguinte:
A delegação oficial teve tempo livre na sexta-feira, 22 de março, das 14h às 2h30, horário que foi cumprido com integralidade.
Foram divulgadas imagens de acontecimentos contrários aos valores e princípios que defendemos e promovemos como instituição, aos quais serão motivo de análise para futuras convocações.
Reiteramos nosso compromisso com o futebol equatoriano.
📍Comunicado oficial pic.twitter.com/hcXncHFg4b
— FEF 🇪🇨 (@FEFecuador) March 26, 2024