sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaFechando 2023: sonda Juno ficará pertinho de Io, lua vulcânica de Júpiter,...

Fechando 2023: sonda Juno ficará pertinho de Io, lua vulcânica de Júpiter, neste sábado

A sonda espacial Juno se aproxima de um marco significativo neste final de 2023. No sábado (30), está programada uma aproximação da missão da NASA a Io, uma das várias luas de Júpiter.

Segundo a agência espacial norte-americana, Juno ficará a apenas 1.500 quilômetros da superfície do satélite natural do Gigante Gasoso. E esse feito significará uma rica coleta de dados pelos instrumentos da espaçonave, alimentados por um robusto sistema informático a bordo.



Juno possui, por exemplo, 256 MB de memória flash, 128 MB de DRAM e um processador PowerPC resistente à radiação. Isso sem contar um conjunto de uplinks e downlinks de comunicação de rádio.

Um sobrevoo especial de Juno

A aproximação de agora é especial, tendo em vista que é o sobrevoo mais próximo de Io que qualquer espaçonave já fez em mais de 20 anos. Atualmente, Juno está no terceiro ano de missão (estendida) para estudar Júpiter.

A espaçonave tem monitorado a atividade vulcânica da lua do maior planeta do nosso Sistema Solar a distâncias que variam de cerca de 11.000 quilômetros a mais de 100.000 quilômetros. Nesse meio tempo, a missão forneceu as primeiras imagens dos polos norte e sul de Io e também realizou sobrevoos próximos às luas geladas de Júpiter, Ganimedes e Europa.

Um segundo sobrevôo próximo – também dentro de aproximadamente 1.500 quilômetros – está planejado para 3 de fevereiro de 2024. Io se destaca no Sistema Solar como o corpo geologicamente mais ativo, com vulcões lançando plumas de enxofre a alturas impressionantes, um fenômeno intensificado pela gravidade de Júpiter e suas outras luas.

Dando um “close” em Io

As três câmeras de Juno estarão funcionando durante o sobrevôo deste sábado, e é esperado que as imagens de maior resolução até o momento sejam produzidas pela chamada “Unidade de Referência Estelar”. Esta câmera de navegação provou ser útil para fins científicos.

No entanto, a câmera JunoCam enfrenta desafios de deterioração devido à exposição prolongada à radiação. De qualquer forma, ela já superou bastante sua vida útil esperada.

A equipe Juno está fazendo ajustes na trajetória e nos planos de voo para otimizar os dados coletados e preservar a integridade dos instrumentos da sonda. Enquanto a missão está programada para continuar até setembro de 2025, as descobertas da espaçonave já estão pavimentando o caminho para futuras explorações, como a missão Europa Clipper da própria NASA e a Jupiter Icy Moons Explorer (Juice) da Agência Espacial Europeia, que está prevista para chegar ao Gigante Gasoso em 2031.

Via The Register

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui