sábado, agosto 17, 2024
InícioInternacionalFBI diz que homem que tentou assassinar Trump agiu sozinho

FBI diz que homem que tentou assassinar Trump agiu sozinho

Órgão semelhante à Polícia Federal do Brasil, o FBI informou neste domingo, 14, que Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, aparentemente, agiu sozinho na tentativa de assassinar o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. O atirador foi morto por agentes do Serviço Secreto logo depois do ataque, na noite deste sábado, 13.

O agente especial do FBI Kevin Rojek declarou o entendimento do órgão, em uma coletiva de imprensa em conjunto com Departamento de Justiça dos EUA. Rojek afirmou que o caso está sendo tratado como “terrorismo doméstico”.

“Também não identificamos uma ideologia associada ao caso”, informou o agente.

Thomas Matthew Crooks era residente de Bethel Park, na Pensilvânia, e se posicionou em um telhado fora do perímetro de segurança do comício para realizar os disparos. A polícia norte-americana encontrou explosivos no carro e na casa do criminoso.

Detalhes sobre o atirador que mirou Donald Trump

Homem apontado como atirador, no atentado a Donald Trump, nos EUA
Vídeo mostra momento em que homem atira contra Donald Trump | Foto: Reprodução/TMZ

Formado no ensino médio em 2022, Crooks era registrado como republicano, mas doou US$ 15 para um comitê democrata em 2021. Seu pai, contatado pela CNN, preferiu não comentar o caso até consultar um advogado.

O ataque ocorreu em um comício de Trump em Butler, Pensilvânia, no sábado 13. Agentes especiais retiraram Trump do palco depois de um tiro atingir sua orelha.

“Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita”, informou Trump, depois do ataque. “Eu soube imediatamente que algo estava errado pois ouvi um som de zumbido, tiros, e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Houve muito sangramento, então percebi o que estava acontecendo.”

O que disse Joe Biden

Joe Biden faz pronunciamento
O presidente Joe Biden realizou pronunciamento sobre o caso de Trump | Foto: Reprodução/Twitter/X

Em novo pronunciamento neste domingo, 14, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu aos norte-americanos que não façam suposições sobre os motivos do atirador, no atentado contra o candidato Donald Trump. 

“O FBI está liderando as investigações que estão nos estágios iniciais”, explicou Joe Biden. “Nós ainda não temos nenhuma informação sobre o motivo do atirador, só sabemos quem ele é. Peço a todos, por favor, que não façam suposições sobre os motivos dele e suas filiações. Deixe o FBI fazer o seu trabalho.”

Ainda no sábado, horas depois do ocorrido, Biden evitou dizer que havia sofrido uma tentativa de assassinato, já que não sabia o suficiente. Hoje, ele explicou que a investigação do FBI está em estágio inicial. 

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui