Golpes ganham terreno fértil na temporada de fim de ano, especialmente quando relacionados a compras online. Usuários, ansiosos por ofertas tentadoras, correm o risco de cair em armadilhas de sites fraudulentos, que visam roubo de dados pessoais e financeiros.
A prática é cada vez mais comum no Brasil — 46% dos brasileiros já foram vítimas de algum golpe virtual, com perdas superiores a R$ 1.500 em alguns casos, segundo levantamento da Norton.
Golpistas utilizam técnicas como phishing e engenharia social para induzir consumidores a compartilhar informações sensíveis na internet. Ao buscar pelas melhores ofertas, é crucial verificar a autenticidade dos sites, realizar transações apenas em plataformas confiáveis, entre outros cuidados de segurança digital, para evitar prejuízos.
Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da consultoria keeggo.
De acordo com o estudo E-Commerce Trends 2024, 92% das pessoas já deixaram de comprar online por medo de fraudes. Para navegar com segurança, Jonathan Arend afirma que o conhecimento e a vigilância são fundamentais. Pensando nisso, o especialista alerta para os três golpes mais comuns no fim de ano e como evitá-los:
Viagens
Pacotes de viagem são alvos frequentes. Pesquisa realizada pela plataforma Booking.com aponta que 65% dos brasileiros planejam investir em viagens até o fim do ano. Entretanto, o número de tentativas de fraude digital no mercado de viagens e lazer cresceu mais de 255% em 2022, segundo análise da TransUnion. Os principais golpes envolvem ofertas falsas de pacotes turísticos e reservas de hotéis.
Como evitar:
⦁ Esteja atento a e-mails suspeitos: verifique cuidadosamente os remetentes, evite clicar em links suspeitos e, se possível, confirme diretamente com a agência de viagem antes de prosseguir com a compra.
⦁ Verifique a autenticidade do site: certifique-se de que está em um site seguro e legítimo. Verifique se o endereço começa com “https” e pesquise por avaliações sobre a empresa.
⦁ Use métodos de pagamento seguros: ppte por utilizar cartões de crédito virtuais ou sistemas de pagamento online confiáveis, pois oferecem camadas adicionais de segurança.
Presentes
Presentes também estão na mira dos cibercriminosos. De acordo com o Relatório de Insights de Cibersegurança 2023, 95% dos consumidores brasileiros planejam gastar em compras virtuais no 4º trimestre. Nesse sentido, 31% dos entrevistados afirmam ter sido alvos de golpes durante o período festivo em anos anteriores. Os principais indícios de golpes são preços excessivamente baixos e marketplaces desconhecidos.
Como evitar:
⦁ Verifique a reputação do vendedor: antes de comprar em um site desconhecido, procure avaliações e feedbacks de outros clientes.
⦁ Use senhas fortes: cadastre senhas complexas e exclusivas para contas online, evitando compartilhá-las ou reutilizá-las.
⦁ Mantenha seu software atualizado: atualize regularmente seu software antivírus e mantenha seu sistema operacional e navegadores sempre atualizados.
Empregos
Outro ponto de atenção é a oferta de empregos. O Brasil deve criar, até o fim de dezembro, 470 mil vagas temporárias, conforme dados da Asserttem. No entanto, levantamento da PSafe aponta que, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, mais de 608 mil tentativas de golpes de emprego falso foram aplicadas. Normalmente, o golpe acontece a partir de e-mails ou mensagens que direcionam para um site malicioso.
Como evitar:
⦁ Desconfie de ofertas muito boas: se o salário ou condições de trabalho não condizem com a vaga, pode ser golpe. Informe-se sobre a remuneração média da área em sites confiáveis e converse com colegas.
⦁ Pesquise a empresa: antes de se candidatar, pesquise o site da empresa para garantir a legitimidade. Certifique-se de que parece profissional, pois sites mal elaborados podem indicar fraudes.
⦁ Não compartilhe informações sensíveis: empregadores legítimos não pedem informações pessoais ou financeiras no início do processo. Evite fornecer esses dados sem verificar a autenticidade.