Uma fazenda solar flutuante, projeto-piloto da Duke Energy, está fornecendo energia limpa para cerca de 100 residências na Flórida.
- O painel flutuante está localizado em uma lagoa de resfriamento no condado de Polk.
- A fazenda solar flutuante de quase 1 megawatt (MW) abrange dois acres da superfície da água.
- Com mais de 1.800 painéis solares instalados, a lagoa, anteriormente utilizada como poço de mineração de fosfato, agora faz parte de um complexod e energia da Duke Energy.
Os painéis flutuantes utilizados no projeto são bifaciais e produzem de 10% a 20% mais energia que os painéis comuns. Eles também são refrigerados pela água, aumentando sua eficiência, ao mesmo tempo que diminuem a evaporação da água e controlam o crescimento de algas.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Já a construção e conexão à rede da fazenda solar flutuante levou cerca de seis meses — montada em terra e depois ancorada na lagoa.
O projeto faz parte do programa Vision Florida da Duke Energy. A empresa também vem testando outros projetos renováveis, como hidrogênio verde e armazenamento de energia de bateria.
Leia mais:
O que são placas solares e como elas funcionam?
Diante dos efeitos catastróficos das mudanças climáticas que assolam nosso planeta, a busca por alternativas energéticas tem se tornado cada vez mais comum entre pessoas comuns. Seja por meio de biodigestores para produção de combustível ou do uso de painéis fotovoltaicos para a geração de eletricidade. Outra tecnologia solar que tem ganhado bastante atenção, são as placas solares, apesar terem nomes parecidos painéis e placas solares são bem diferentes.
Para saber mais, acesse nosso artigo completo.