O Agente Local de Inovação (ALI) Rural é destinado a empreendedores que buscam inovação e desenvolvimento sustentável no campo. O programa tem mudado a realidade de muitos negócios rurais, como o do produtor José Flávio, que atua no segmento da avicultura em Parnaíba, na região norte do Estado.
De acordo com José Flávio, o projeto é muito importante para o seu negócio. “Antes do acompanhamento do ALI, eu não sabia como inovar e não tinha perspectiva de ampliar a comercialização. Com o acompanhamento do agente do programa, eu passei a ter uma visão mais profissional do meu empreendimento, inovei e adotei controles gerenciais. Assim, a produção aumentou e ampliei a comercialização, o que impactou diretamente no faturamento”, destaca o produtor.
O acompanhamento do ALI Rural é gratuito e tem duração de 12 meses. O Agente Local de Inovação (ALI) realiza diagnóstico dos empreendimentos, apresenta soluções, acompanha as intervenções e mensura os resultados, por meio da melhoria dos processos produtivos e controles gerenciais, aumento do faturamento, redução dos custos e ampliação das oportunidades de negócios.
O piscicultor Francisco de Assis, do município de Parnaíba, também é atendido pelo ALI Rural e destaca a importância do acompanhamento do agente para o seu empreendimento. “Eu sentia a necessidade de ter mais controle de produção e gerencial da minha propriedade. Com a chegada do ALI, tive acesso a soluções que me ajudaram a implementar mudanças e organizar o negócio. Passei a ter todos os controles, o que me permitiu um melhor monitoramento, aumentando a minha comercialização e meu faturamento”, pontua.
Além de Parnaíba, o Sebrae no Piauí disponibiliza o ALI Rural também nas regiões de Teresina, Bom Jesus e Picos, chegando a cerca de 25 municípios do Estado com soluções para tornar os empreendimentos do agronegócio mais produtivos e rentáveis.
Na região de Teresina, uma das empresas atendidas pelo programa é a Petrichor, fábrica de licores finos, localizada na região da Cacimba Velha. Os empreendedores Ivani Gonçalves e Marcos Gonçalves, já implementaram muitas soluções propostas pelo ALI Rural, como é o caso da rotulagem dos licores com informações nutricionais e de mudanças nas instalações da indústria para melhor adequação aos critérios de boas práticas de fabricação.
“Iniciamos a produção de licores em 2020, sempre primando pela qualidade dos produtos, com sabores, design e embalagens que valorizam o Piauí. Hoje temos 18 sabores disponíveis e estamos ampliando a nossa produção, com doces e geleias, que já estão em processo de rotulagem. Continuaremos a implementar o plano de ação proposto pelo ALI Rural, que prevê, entre outras coisas, treinamento da equipe em boas práticas. As melhorias já feitas garantiram registro da nossa indústria e dos nossos produtos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Além disso, estamos testando o software de gestão MarketUp, indicado pelo agente, para facilitar a nossa rotina. Com isso, acredito que conseguiremos chegar a novos mercados, ampliando o nosso faturamento”, comenta a empresária Ivani Gonçalves.
NOVO CICLO DO ALI INICIA EM AGOSTO
A partir de agosto serão abertas novas vagas para empreendimentos rurais que desejam participar do ALI.
“Estamos finalizando o ciclo que iniciou em 2024 e observamos um grande avanço dos empreendimentos atendidos. Isso reforça a importância do programa para o setor rural do nosso Estado. Em agosto, lançaremos o novo ciclo, com cerca de 150 vagas previstas para serem ofertadas nas regiões já atendidas e também em Floriano”, informa o gestor do Programa ALI Rural no Piauí, Francisco Holanda.
10 MOTIVOS PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA ALI RURAL DO SEBRAE
- Programa gratuito e feito sob medida para produtores e produtoras rurais
- Agente de Inovação dedicado ao negócio
- Visão clara do empreendimento, com pontos fortes e oportunidades de melhorias
- Inovação com produtos diferenciados
- Planejamento da produção para ser mais competitivo
- Controles financeiros e redução custos
- Acesso a tecnologias para alavancar o negócio
- Melhoria da divulgação dos produtos para aumentar as vendas
- Participação em feiras e rodadas de negócios.
- Fortalecimento da rede de contatos
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi