Com o objetivo de fortalecer a formação técnica e acadêmica na área de infraestrutura, o Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Zona Sul de Teresina, recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) para a construção de um laboratório de canteiro de obras. O espaço atenderá prioritariamente os cursos de Engenharia Civil, Edificações, Estradas, entre outros, beneficiando diretamente mais de 500 alunos.
A estrutura vai possibilitar a realização de atividades pedagógicas, pesquisas e experimentos que contribuirão para a formação de novos profissionais capacitados a atender as demandas do mercado local, estadual e até nacional. De acordo com a direção do Ifpi, muitos egressos do instituto têm ampliado sua atuação, levando a mão de obra qualificada para outros estados do país.
O diretor-geral do campus Zona Sul, Germano Moura, destacou a importância do laboratório. “O laboratório pedagógico é um espaço onde as pessoas poderão desenvolver muito mais atividades práticas. Então, a contribuição pedagógica, didática, de formação técnica e profissional desse laboratório para o nosso campus e para a comunidade de Teresina, de modo geral, é muito grande”, afirmou.
Representada pelo presidente João Xavier e pelo diretor administrativo-financeiro Ernaldo Vale, a Fapepi foi fundamental na articulação e viabilização do projeto. A colaboração da Fundação mostra o compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí, promovendo investimentos estruturantes que impactam diretamente a qualidade da educação profissional e tecnológica.
“A participação da Fapepi é de fundamental importância, até porque o papel dela é promover e fomentar a pesquisa e o desenvolvimento do estado. Nesse sentido, a parceira com o IFPI na execução da obra de um laboratório é um outro marco do papel desempenhado pela fundação. Muitas pesquisas poderão surgir por conta desse laboratório, visto que temos diversos professores doutores, pesquisadores renomados que, por meio da aquisição desse espaço, vão contribuir mais ainda com o desenvolvimento da ciência”, acrescentou Germano Moura.
Além de impulsionar o ensino prático, o laboratório vai permitir a realização de projetos de pesquisa, fortalecendo a formação acadêmica e criando soluções inovadoras para o setor da construção civil. O investimento na infraestrutura educacional vai garantir profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir com o desenvolvimento econômico do estado.
“A construção deste laboratório é um marco importante não apenas para a Fapepi e o IFPI, mas para toda a sociedade piauiense. Por meio deste investimento estamos criando as condições reais para que os estudantes desenvolvam habilidades práticas e inovadoras, fundamentais para o mercado de trabalho e para o progresso do estado do Piauí”, destacou João Xavier, presidente da Fapepi.
Com a nova estrutura, os estudantes do IFPI terão acesso a recursos modernos para a execução de experimentos e práticas profissionais, aproximando o ambiente acadêmico da realidade do mercado. O laboratório de canteiro de obras é mais uma iniciativa que integra esforços do Governo do Estado, instituições de ensino e Fapepi, contando também com recursos provenientes de emenda parlamentar destinada pelo deputado Fábio Novo, no intuito de fortalecer a formação técnica no Piauí.
A previsão é que o espaço se torne um polo de referência em educação na área de infraestrutura, impactando positivamente a sociedade, o mercado de trabalho de Teresina, do Piauí e do Brasil.