A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí professor Afonso Sena Gonçalves (Fapepi) celebra um marco histórico com o Edital nº 001/2024 do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica (PAP). Em 2024, a Fundação recebeu um número recorde de propostas para o apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação, consolidando o compromisso com a popularização da ciência no estado, alcançando cerca de 30.000 pessoas diretamente.
O Edital contemplou três chamadas e registrou 135 propostas, oriundas de diversas instituições de ensino, associações e institutos de pesquisa do Piauí. As solicitações de apoio totalizaram aproximadamente R$ 1,5 milhão, destacando o crescimento significativo em comparação aos anos anteriores.
Das propostas apresentadas, 111 foram contempladas com apoio financeiro, representando um aumento de 58,6% em relação a 2023, quando 70 eventos foram financiados. Em 2024, a Fapepi destinou R$ 600.000,00 para o financiamento dos eventos, que possuem abrangência local, regional, nacional e internacional, e que estão sendo realizados desde março de 2024 até março de 2025 em nove dos doze territórios de desenvolvimento do estado.
Entre as instituições beneficiadas, estão a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Instituto Federal do Piauí (Ifpi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
A última chamada do Edital, realizada este ano, contemplou 60 eventos, programados para ocorrer entre 1º de outubro de 2024 e 31 de março de 2025. O alcance territorial e a diversidade das áreas do conhecimento dos eventos apoiados refletem o esforço contínuo da Fapepi em promover a divulgação e a popularização da produção científica, tecnológica e de inovação no Piauí.
Com este recorde de submissões e eventos apoiados, a Fapepi reafirma seu compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, incentivando a integração e a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa, além de fomentar a disseminação do conhecimento para a sociedade.