O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta quinta-feira, 20, que “a grande preocupação da maioria das famílias brasileiras não é se o filho vai preso ou não, mas, sim, que a droga não entre na sua residência”.
Nunes Marques deu a declaração durante o julgamento que trata da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.
De acordo com o juiz do STF, a Corte tem de se recordar das milhões de famílias brasileiras ainda não afetadas pelos problemas advindos do consumo de entorpecentes.
O magistrado enfatizou que a decisão do STF deve levar em conta toda a sociedade e não apenas a parcela dos atuais usuários.
Conforme Nunes Marques, descriminalizar a maconha pode enviar uma “mensagem equivocada às famílias”, diminuindo o poder dissuasório que a atual legislação apresenta.
“A sociedade brasileira precisa de instrumentos para se defender”, constatou. “O legislador ter eleito o porte de drogas como crime, mesmo que as sanções não sejam típicas do crime, fornece um instrumento de defesa para a família pobre brasileira.”