O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu uma investigação para apurar possíveis danos ambientais na Fazenda Esperança, propriedade da família do cantor Michel Teló, em Campo Grande. O Instituto de Meio Ambiente do Estado (Imasul) autuou o propriedade por desmatamento de 1,5 hectare de mata nativa. O jornal O Estado de S. Paulo divulgou a informação nesta quinta-feira, 18.
A assessoria de Teló informou que os proprietários já responderam ao Ministério Público estadual e que a família regularizou a área conforme solicitado pelos órgãos ambientais. A Fazenda Esperança, com 942 hectares, está entrando no cultivo de soja, conforme anúncio do cantor em redes sociais.
Imagens de satélite detectaram o desmate em abril do ano passado. Segundo o laudo do Imasul, as áreas desmatadas somam 1,596 hectare, o que inclui 0,604 hectare em área de preservação permanente (APP). O restante, 0,992 hectare, está em área úmida, onde a família de Michael Teló construiu um tanque. A multa aplicada foi de R$ 4 mil.
A família Teló apresentou um projeto de recuperação de áreas degradadas (Prada) que incluía a recuperação da APP e licenciamento corretivo da área não protegida. Eles alegaram que “as áreas a recuperar representam 0,1% da propriedade e que possui preservada na íntegra a reserva legal, inclusive com aumento desta”.
A defesa da família solicitou o arquivamento do inquérito. Eles argumentam que o projeto de recuperação foi aceito pelo órgão ambiental. O Ministério Público exigiu um termo de ajustamento de conduta (TAC) para suspender o inquérito, o que incluiu pagamento de indenização e recuperação da área desmatada. Os termos do TAC ainda estão sendo definidos.
Michel Teló publicou sobre a fazenda nas redes sociais
Neste ano, a Fazenda Esperança aderiu ao programa MS Mais Sustentável, que apoia a recuperação de áreas desmatadas. Em sua página no Instagram, Michel Teló postou sobre a parceria com uma empresa de máquinas agrícolas para o cultivo de grãos na fazenda.
Leia também:
“Estou aqui na fazenda de Mato Grosso do Sul e aqui vai ser meu novo desafio junto com a minha família”, declarou o cantor. Teló também possui outra fazenda de 14 mil hectares em Corumbá (MS), no Pantanal.
Em nota, a assessoria de Michel Teló esclareceu que, em abril de 2023, houve uma atuação administrativa do Imasul por supressão vegetal na Fazenda Esperança.
“Seu sócio e administrador nesse empreendimento, César Teló, atendeu a todas as solicitações do órgão ambiental para a regularização da área autuada”, informou a nota. “Apresentando o Prada – Projeto de Recuperação de Área Alterada (para a APP de 0,604 hectare) e licenciamento corretivo (para a área sem especial proteção de 0,992 hectare).”
Além disso, foi respondido ao Ministério Público e anexado todos os documentos comprobatórios da regularidade da área e da propriedade. “Toda a regularização da área autuada foi realizada conforme solicitado pelos órgãos ambientais”, afirmou a assessoria.