Tudo sobre Apple
A Apple lançou uma atualização importante para o macOS, alertando usuários de Mac e MacBook em todo o mundo sobre a necessidade de instalá-la o quanto antes. A versão macOS Sequoia 15.1.1 corrige falhas graves de segurança que poderiam comprometer dados e o controle dos dispositivos.
Essa nova versão foi disponibilizada poucos dias após o lançamento do macOS 15.1, que trouxe melhorias no desempenho e novas funções de inteligência artificial. A atualização 15.1.1, no entanto, é um complemento voltado exclusivamente para reforçar a proteção contra ameaças cibernéticas.
Vulnerabilidades corrigidas no macOS
O macOS Sequoia 15.1.1 resolve dois problemas críticos registrados como CVE-2024-44308 e CVE-2024-44309. Ambas as vulnerabilidades envolvem o processamento de conteúdo malicioso na web:
- JavaScriptCore: a falha permitia que conteúdo web malicioso explorasse brechas no sistema.
- WebKit: uma vulnerabilidade que poderia resultar em ataques de cross-site scripting (XSS), comprometendo informações dos usuários.
O alerta sobre a gravidade dessas falhas foi reforçado pela Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA (CISA). De acordo com a agência, invasores poderiam explorar essas brechas para assumir o controle de sistemas vulneráveis.
Dispositivos compatíveis
A atualização é recomendada para todos os Macs e MacBooks compatíveis, incluindo dispositivos com processadores Apple Silicon, como os chips M1 e M2, e também modelos Intel específicos. São elegíveis:
- iMac Pro (2017 ou posterior)
- iMac (2019 ou posterior)
- MacBook Pro (2018 ou posterior)
- Mac Mini (2018 ou posterior)
- Mac Pro (2019 ou posterior)
Como atualizar o macOS
Para realizar a atualização para o macOS Sequoia 15.1.1, os usuários devem seguir estas instruções:
- Modelos recentes: acesse Configurações do Sistema > Geral > Atualização de Software e clique em Atualizar Agora.
- Modelos mais antigos: vá em Preferências do Sistema > Atualização de Software e siga as orientações para instalar a nova versão.
Além do macOS, a Apple também lançou atualizações para iOS (18.1.1) e iPadOS (18.1.1), ampliando a proteção contra vulnerabilidades em toda a linha de dispositivos compatíveis.