A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) anunciou, na última quarta-feira (29), que perdeu a comunicação com a sonda Akatsuki, em missão nos arredores da órbita de Vênus. A espaçonave havia apresentado alguns problemas para manter a altitude em abril e, desde então, quaisquer tentativas de estabelecer contato foram impossibilitadas.
Entenda:
- A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) anunciou que perdeu a comunicação com a sonda Akatsuki, em missão nos arredores da órbita de Vênus;
- A espaçonave apresentou problemas em abril e, desde então, não foi possível estabelecer qualquer contato;
- Uma possível falha no propulsor da nave pode impedir seu retorno à Terra – se isso acontecer, a missão de Vênus seria encerrada e perderíamos a única nave capaz de orbitar o planeta;
- Akatsuki foi lançada em 2010 e apresentou problemas em seu primeiro voo. As falhas foram corrigidas e os primeiro dados do planeta foram coletados em 2016;
- A missão foi prolongada em 2018, e seguia em atividade até a falha recente.
A equipe acredita que alguma falha possa ter prejudicado o propulsor da sonda, impossibilitando seu retorno à Terra. Se Akatsuki se perder para sempre, não apenas a missão de Vênus seria encerrada, mas também perderíamos a única nave capaz de orbitar o planeta atualmente.
Não foi a primeira falha da sonda japonesa
Lançada em 2010, Akatsuki marcou a primeira missão interplanetária do Japão em dez anos após o fracasso da Nozomi, com rumo a Marte. Porém, em seu primeiro voo, o motor principal da nave falhou, levando-a a orbitar os arredores do Sol em vez de Vênus. A solução foi reduzir a massa da nave para inseri-la em uma órbita elíptica ao redor de Vênus.
O plano foi um sucesso, e Akatsuki passou dez dias orbitando o planeta com aproximação máxima de cerca de 400 km. Em 2016, a equipe responsável pela missão conseguiu começar a coletar dados sobre Vênus e sua atmosfera e, em 2018, a missão foi prolongada, e a espaçonave permaneceu coletando informações até a falha recente.
“Desde então, implementamos diversas medidas para restabelecer o serviço, mas a comunicação ainda não foi restaurada”, disse a JAXA, em comunicado, acrescentando que vai anunciar possíveis futuras atualizações sobre o processo.