segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioEconomiaFalas de Lula fazem dólar subir de novo

Falas de Lula fazem dólar subir de novo

Mais uma vez, as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizeram o dólar subir. Nesta sexta-feira, 28, a moeda norte-americana começou o pregão com uma queda de 0,25%, mas logo inverteu a tendência e passou a subir.

Às 10h53, a cotação aumentava 1,12%, chegando a R$ 5,57, informou o Estadão. A última vez que o dólar fechou acima desse valor foi em 10 de janeiro de 2022.

Em entrevista à Rádio O Tempo, de Minas Gerais, Lula voltou a criticar Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), dizendo que ele não está desempenhando suas funções adequadamente e disse que a taxa de juros a 10,5% “é irreal para uma inflação de 4%”.

Segundo o petista, o patamar dos juros cairia com um novo presidente do BC, a ser indicado por ele ao fim do mandato de Campos Neto.

“Isso vai melhorar quando eu puder indicar o presidente do Banco Central, e vamos construir uma nova filosofia”, afirmou Lula.

O mercado interpretou essa declaração como um sinal de que o presidente pretende interferir nas decisões do BC assim que seu indicado assumir.

Neste mês, o dólar já subiu 8,26% e, no ano, acumula alta de 14,97%. Esse movimento é influenciado tanto por fatores externos, como preocupações com os juros nos Estados Unidos, quanto por fatores internos. Desde a semana passada, Lula intensificou suas críticas a Campos Neto e reforçou sua política de gastos públicos, contribuindo para a pressão sobre o câmbio.

Lula chamou jornalistas de cretinos por relacionarem suas falas à alta do dólar

Na quinta-feira 27,em uma postagem no Twitter/X, Lula chamou de “cretinos” os jornalistas que relacionaram recentes declarações dele ao aumento do dólar.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui