sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeral'Faço por hobby', diz criador dos principais memes do Taxadd

‘Faço por hobby’, diz criador dos principais memes do Taxadd

Nas redes sociais, memes críticos ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) que ganhou o apelido de “Taxadd” têm ganhado destaque desde o início da semana. O paulistano Phillip Honorato, de 41 anos, é o criador de muitos dos memes que tiveram grande repercussão.

Formado em marketing, Honorato se identifica como de direita no espectro político, mas também já produziu memes críticos no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Com quase 40 mil seguidores no Twitter/X, Honorato vê seus memes frequentemente replicados por outras páginas e redes sociais.

Um de seus memes mais populares compara a dupla de palhaços Patati e Patatá com o presidente Lula (PT) e o ministro Haddad, acumulando 16 mil curtidas e 565 mil visualizações em seu perfil pessoal.

Criação de memes como diversão

Honorato é sócio de uma pequena empresa de eventos e afirma que cria memes por diversão. “Como julho é um mês mais tranquilo, fico fazendo memes e trabalhando simultaneamente”, disse, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Segundo Honorato, os memes do “ministro Taxadd” fazem sucesso porque a questão dos impostos une tanto a direita quanto a esquerda: “Ninguém aguenta mais pagar tantos impostos e não ver o retorno”, acrescentou. “Os memes capturam bem esse sentimento”.

Apesar da grande repercussão, Honorato afirma que nenhuma figura pública entrou em contato com ele, o que é de sua preferência. Seus memes não possuem marcas d’água, pois sua intenção não é se promover, mas passar uma mensagem.

“Minha ideia é criticar qualquer governo, seja de esquerda ou direita. Faço isso por hobby, não pelo dinheiro.”

A viralização orgânica de ‘Taxadd’

Memes do 'Taxadd' foram feitos nno Photoshop | Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo/Acervo pessoal
Memes do ‘Taxadd’ foram feitos por Honorato no Photoshop | Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo

Honorato refuta alegações de que os memes “Taxadd” são coordenados por organizações. “Os brasileiros adoram memes, é algo simples de fazer e a viralização acontece de forma orgânica”, relatou. “Claro que, depois da viralização, algumas empresas podem começar a fazer ações, mas o início foi totalmente orgânico”.

Honorato revela que a maior parte dos memes que produz são editados usando programas da Adobe, como Photoshop e Illustrator. As ideias para cada peça vêm dos comentários de internautas no Twitter. Ele não descarta que sua formação em marketing o ajude a saber como engajar.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui