Tudo sobre Facebook
A Meta anunciou na última semana que seu principal aplicativo, o Facebook, registrou o maior número de acessos por jovens adultos diários em três anos. Conforme divulgado pela Reuters, a plataforma possui atualmente 40 milhões de adultos norte-americanos e canadenses com idades entre 18 e 29 anos, distanciando-se da reputação da rede social como um app de geração mais velha.
O que você precisa saber:
- O anúncio da Meta vem enquanto a big tech tenta mudar a imagem do Facebook como plataforma de pessoas mais velhas, além de ser indicada por alguns como rede ultrapassada ou obsoleta;
- O redirecionamento de imagem também ocorre após o aplicativo completar 20 anos em 2024 – o chefe da rede social, Tom Alison, disse que o aniversário levou os executivos a perceberem que o Facebook precisava evoluir para permanecer relevante para a próxima geração;
- À Reuters, Alison disse que os jovens usuários estão acessando o Facebook inicialmente para usar seções como Marketplace, Grupos e Namoro, principalmente no campo de pesquisa;
- O objetivo a longo prazo da Meta é reconquistar a atenção do público que tem migrado para o TikTok, de propriedade da chinesa ByteDance.
Leia mais!
Embora a maioria dessas seções não apresente anúncios, seu uso está gerando engajamento de forma ampla. Uma vez no Facebook, eles também vão conferir o que está acontecendo no Feed ou no Reels.
O Facebook
Fundado em 2004 na Universidade de Harvard, o Facebook se espalhou como um incêndio pelos universitários dos EUA. Após ser lançado, ele tornou-se a plataforma padrão de comunicação de massa para uma geração de usuários da Internet — aposentando o extinto Orkut. O aplicativo acumulou 50 milhões de usuários nos primeiros três anos e atualmente tem 3,2 bilhões de usuários em todo o mundo.
Contudo, com o passar dos anos e o nascimento de novas plataformas, ficou menos atraente para jovens usuários — justamente o público que impulsiona as tendências de consumo, sendo considerados cruciais por anunciantes.
Uma pesquisa realizada pela Pew em 2023, apenas um terço dos adolescentes norte-americanos afirmam usar o Facebook hoje em dia, uma queda acentuada se comparada a 2015.