Tudo sobre Elon Musk
Depois de mais de quatro anos desde que foi apresentada ao mundo, a picape elétrica Cybertruck, da Tesla, chegou às casas dos primeiros compradores no final de novembro. No entanto, o principal destaque do modelo, a carroceria revestida com aço inoxidável, dificulta a fabricação do carro em um momento em que a montadora precisa aumentar a produção.
Elon Musk, o CEO da Tesla, já havia destacado os desafios desse processo e avisou que deve demorar para que a picape atinja uma fabricação em massa.
Tesla Cybertruck
O Cybertruck foi apresentado e novembro de 2019 e, desde então, teve sua produção adiada algumas vezes. O modelo final chegou aos compradores que o adquiriram na pré-venda em 31 de novembro.
Porém, no momento em que a produção em escala deveria começar para comportar novas vendas, a Tesla está tendo dificuldades em lidar com o aço inoxidável, o principal chamativo da picape.
Problemas com o material
- O aço inoxidável é naturalmente difícil de ser usado e, com a necessidade de uma fabricação em grande escala, torna-se ainda mais complicado.
- Segundo o vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla, Lars Moravy, em entrevista ao Top Gear, para lidar com o material a Tesla teve que inventar um processo chamado “dobragem de ar”, que molda o aço usando alta pressão de ar, sem realmente tocar na superfície.
- Isso porque o design do Cybertruck é muito específico e não permite nenhum tipo de angulação ou curvas, outro fator desafiador do modelo.
- Como lembrou Mike Ramsey, vice-presidente de gerenciamento automotivo e de transporte do Gartner, ao jornal CNBC, o aço inoxidável realmente não comporta erros e todo defeito em uma superfície plana como a do Cybetruck se torna ainda mais visível.
- Em agosto, Musk já havia enviado um e-mail para os funcionários lembrando que, devido às peculiaridades do modelo, qualquer variação nisso seria uma dor de cabeça. Ou seja, o veículo deve ser preciso — e nada mais.
Tesla reconhece as dificuldades do Cybertruck
A Tesla nunca negou os desafios do Cybertruck.
Durante uma conferência de resultados do terceiro trimestre, Elon Musk admitiu que a produção em massa da picape elétrica deve demorar para sair do papel — e mais ainda para dar lucro.
Ele também afirmou que “será necessário um trabalho imenso” para chegar ao resultado esperado de fluxo de produção e de caixa positivo, ou o público não poderá arcar com o veículo.