Fabiana Justus falou em seu Instagram nesta quinta-feira (23) sobre as mudanças que fez em sua rotina e alimentação para ser mais saudável após a descoberta de um câncer. De trocar as panelas a parar de comer doce, ela ressaltou que não segue todas as recomendações que vê na internet por achar que deve haver um equilíbrio, então faz trocas “de forma leve”.
A criadora de conteúdo esclareceu que a leucemia não foi desencadeada por nenhum dos costumes que tinha antes, por se tratar de uma mutação. “Quando tive meu diagnóstico de câncer recebi muitas perguntas sobre o que pode ter causado. E isso é uma coisa que perguntei para os meus médicos porque era uma curiosidade minha também”.
De acordo com ela, existem muitas restrições em seu cardápio por sua imunidade estar baixa devido ao tratamento do câncer. Justus contou que não pode comer alimentos crus — como peixes, ovo e carnes –, se alimentar fora de casa — por não saber como foram feitas as preparações –, além de ter que higienizar muito bem frutas e legumes.
Na conversa que começou quando Fabiana contou que descobriu um desodorante menos agressivo de que gostou, ela listou algumas mudanças que adotou para ser mais saudável no pós-quimioterapia.
Primeiro, comentou que comprou panelas de cerâmica por considerar que as antiaderentes são tóxicas quando riscadas, e que ainda quer ter utensílios feitos de aço cirúrgico, embora sejam muito caros. Também disse que não usa mais potes de plástico para armazenar alimentos, apenas de vidro, por higiene e pelas substâncias tóxicas que podem ser liberadas pelo material.
Justus confessou que usa o micro-ondas — mesmo sabendo que não é a melhor opção. Mas para o filho mais novo, Luigi, dá preferência para aquecer com a técnica de banho-maria.
Sobre sua alimentação, comentou que evita comer açúcar e contou sua estratégia: “Não fiz promessa, então se eu tenho muita vontade de comer, eu como. Mas estou me virando bem e matando a vontade de doce com os adoçantes naturais e esses doces sem açúcar que são com adoçantes naturais.” A influenciadora completou falando que eliminou o refrigerante de sua dieta, que não costuma comer glúten por ter um nível de intolerância e que a família não come fritura durante a semana em casa, apenas aos sábados e domingos.
A influenciadora contou nas redes sociais no último dia 18 que fez uma aparição surpresa durante a festa de aniversário da irmã caçula Vicky, de 4 anos, mesmo estando em isolamento devido ao tratamento de quimioterapia. Diagnosticada com leucemia mieloide aguda no início do ano, Fabiana vem compartilhando com os internautas todas as etapas de seu tratamento. A filha de Roberto Justus realizou um transplante de medula óssea no final de março e compartilhou que o resultado da cirurgia foi positivo.
Sua dieta está te fazendo bem? Veja como avaliar sua alimentação