domingo, novembro 24, 2024
InícioGeralFAB tem capacidade para realizar um voo de repatriação a cada 48...

FAB tem capacidade para realizar um voo de repatriação a cada 48 horas

A Força Aérea Brasileira (FAB) está preparada para realizar voos de repatriação de brasileiros no Líbano a cada 48 horas, desde que as condições de segurança permitam.

O primeiro grupo de brasileiros, composto de 229 passageiros e três animais de estimação, chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 9h deste domingo, 6. O pouso ocorreu na Base Aérea do aeroporto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente na Base Aérea de São Paulo para recepcionar os brasileiros repatriados.

Depois de algumas horas em solo, por volta das 13h, a aeronave KC-30 da FAB partirá de volta para Lisboa, Portugal. Além da tripulação, o voo transportará um carregamento de medicamentos destinados ao Líbano, como apoio às autoridades locais de saúde.

Aeronave KC-30 deve ser utilizada na repatriação de brasileiros no Líbano | Foto: SO Johnson/Força Aérea Brasileira
Aeronave KC-30 deve ser utilizada na repatriação de brasileiros no Líbano | Foto: SO Johnson/Força Aérea Brasileira

Está prevista a chegada do avião em Beirute às 10h, no horário de Brasília, na segunda-feira 7 — caso todas as condições de segurança e logística sejam atendidas. A lista de passageiros deve estar completa e as autoridades libanesas precisam autorizar o pouso.

A prioridade da FAB no Líbano

Idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica terão prioridade no embarque.

“Primeiros brasileiros não residentes, depois brasileiros residentes”, explicou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. “E, dentro dessas categorias, são estabelecidos por lei, idosos, gestantes, crianças, pessoas com deficiência e doentes de toda forma.”

Cerca de 3 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, muitos do Vale do Bekaa e de Beirute.

De acordo com o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, o Brasil pode repatriar até 500 pessoas por semana.

Leia mais:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui