domingo, outubro 6, 2024
InícioDestaqueFAB intercepta aeronave vinda da Bolívia

FAB intercepta aeronave vinda da Bolívia

Um avião bimotor fez um pouso forçado em Rondolândia, no Estado do Mato Grosso, depois de ser interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na quarta-feira 10. Os tripulantes incendiaram a aeronave e fugiram do local.

A aeronave, modelo Seneca, matrícula PT-RQY, saiu da Bolívia e foi identificado perto de Rondônia. Dois aviões de defesa A-29 Super Tucano foram acionados para fazer a interceptação por volta das 13h30.

O piloto havia sido orientado pelas autoridades a mudar de rota e fazer pouso obrigatório em Cacoal (RO). Depois do descumprimento da ordem, foi efetuado um tiro de aviso. Em seguida, o avião fez um pouso forçado em um terreno de difícil acesso nas proximidades de Rondolândia.

A FAB suspeita que os tripulantes incendiaram o avião para eliminar evidências, já que este provavelmente estava transportando drogas. A Bolívia é um dos principais produtores de cocaína do mundo.

Além disso, a aeronave não estava autorizada a voar. De acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), seu certificado de aeronavegabilidade estava expirado.

Em janeiro, FAB interceptou avião que sobrevoava terra indígena

Em 29 de janeiro, a FAB deu um tiro de aviso para forçar o pouso de um avião de pequeno porte que sobrevoava sem autorização a região da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, numa Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida).

Leia mais em: “Vídeo: FAB intercepta avião que sobrevoava terra indígena”

Três aviões da força aérea participaram da missão. A suspeita é que o Cessna estivesse a serviço do tráfico de drogas. De acordo com a FAB, o descumprimento da ordem de pouso enseja um tiro de advertência. “Após descumprimento das ordens do piloto da FAB, foi necessário que a defesa aérea realizasse o Tiro de Aviso (TAV). Nesse momento, a aeronave fez um pouso em uma pista de terra”.

Militares do Grupamento de Segurança e Defesa da Base Aérea de Boa Vista (GSD-BV) e agentes da PF foram até o local, mas o piloto não foi encontrado. A aeronave foi apreendida.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui