No último sábado, dia 18 de novembro, a SpaceX realizou o segundo teste de voo do Starship, o que resultou em uma nova explosão do foguete gigantesco. Com isso, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) liderará uma investigação, semelhante ao ocorrido após o primeiro voo.
O que você precisa saber:
- O lançamento do Starship ocorreu no local da Starbase da SpaceX, no sul do Texas.
- O objetivo era realizar um teste que enviaria a parte superior do veículo ao redor da maior parte da Terra.
- A meta era uma aterrissagem na água do Pacífico perto do Havaí, aproximadamente 90 minutos após o lançamento.
- No entanto, o voo de sábado terminou apenas oito minutos após o início, com o “desmembramento não programado rápido” da parte superior do Starship.
- A FAA considerou esse desfecho um contratempo e supervisionará uma investigação para determinar sua causa.
FAA supervisionará a investigação do contratempo liderada pela @SpaceX para garantir que a SpaceX cumpra seu plano de investigação de contratempo aprovado pela FAA e outros requisitos regulatórios.
FAA em postagem no X
Não há relatos de feridos ou danos a propriedades públicas como resultado do voo, acrescentou a FAA em outra postagem.
É surpreendente imaginar que essa segunda investigação e o subsequente processo de licenciamento demorem tanto, dado que muitas coisas correram bem no sábado. Por exemplo, os 33 motores do Super Heavy acenderam com sucesso durante a ignição, e o propulsor se separou com êxito da parte superior do Starship conforme planejado.
Os seis motores Raptor do Starship queimaram por um período prolongado, levando a espaçonave a uma altitude máxima de 91 milhas (148 quilômetros), de acordo com a telemetria fornecida pela SpaceX durante a transmissão ao vivo do lançamento. Durante o voo de 20 de abril, o Starship atingiu apenas 24 milhas (39 km) acima do solo. A SpaceX celebrou o teste de voo de sábado como um sucesso.
“Honestamente, foi um dia incrivelmente bem-sucedido, mesmo tendo ocorrido um desmembramento não programado rápido tanto do propulsor Super Heavy quanto da nave”, disse Kate Tice, gerente de engenharia de qualidade da SpaceX, durante a transmissão ao vivo. “Isso é ótimo. Conseguimos muitos dados, e tudo isso nos ajudará a melhorar para nosso próximo voo.”
Não está claro quando ocorrerá o próximo voo. Isso dependerá do resultado da investigação e de quantos ajustes a SpaceX precisará fazer antes que a FAA autorize novamente o lançamento do Starship.
Investigação do primeiro teste do Starship
A FAA também supervisionou a investigação que se seguiu ao primeiro teste do Starship, lançado da Starbase em 20 de abril. Naquele voo, o veículo enfrentou vários problemas, como a falha de vários dos 33 motores Raptor de sua primeira fase e a não separação planejada de suas duas fases — o propulsor Super Heavy e a parte superior do foguete Starship. Como resultado, a SpaceX comandou a detonação do veículo em queda, que ocorreu quatro minutos após o lançamento.
O lançamento também danificou parte da infraestrutura da Starbase, criando uma cratera abaixo da plataforma de lançamento orbital da instalação e lançando fragmentos de concreto e outros detritos na área circundante.
Embora a investigação desse contratempo tenha sido encerrada pela FAA em 8 de setembro, outros requisitos regulatórios ainda precisavam ser cumpridos antes que o Starship pudesse voar novamente. A agência finalmente concedeu uma licença de lançamento em 15 de novembro, após concluir uma revisão de segurança e uma avaliação ambiental.