Imagens inéditas do ataque à bomba que ocorreu na última quarta-feira, 13, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, mostram que a 2ª explosão ocorreu perto de grupo de pessoas que saía do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). A filmagem foi divulgada neste domingo, 17, no programa Fantástico, da TV Globo.
O autor dos arremessos é Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tio França, que morreu no local. No vídeo, é possível ver que as pessoas que saiam da sede do Poder Judiciário retornaram correndo ao prédio, em razão da explosão. Alguns seguranças tomaram o caminho contrário e correram em direção ao homem.
Logo na sequência, Francisco Wanderley Luiz atirou uma bomba ao chão, se deitou e se explodiu. Seu corpo ficou na Praça dos Três Poderes até a manhã da última quinta-feira, 14, e os agentes responsáveis só o retiraram do local depois de desarmarem outras bombas, que estavam presas em seu cinto.
Sistema de segurança do STF em ação
O STF instalou um sistema de segurança com mais de 400 câmeras depois dos atos de 8 janeiro de 2023, com o objetivo de identificar ameaças. Este sistema emitiu um alerta assim que Tio França chegou ao local.
Secretário de Segurança do STF, Marcelo Schettini explicou que o comportamento suspeito de Tio França chamou a atenção do sistema de segurança. Ele mexia na mochila sob chuva.
As imagens revelam que um segurança o abordou antes de ele lançar duas bombas em direção ao STF e se explodir na Praça dos Três Poderes.
Além disso, Francisco Wanderley Luiz espalhou outros explosivos na área. Entre eles, havia uma armadilha em uma quitinete que ele alugou na região de Ceilândia, no Distrito Federal.
Um explosivo na gaveta do imóvel explodiu quando um robô antibomba tentou abri-la. A Polícia Federal acredita que ele premeditou o ataque, com uma armadilha para os peritos.