Uma explosão hidrotermal no Parque Yellowstone, nos Estados Unidos, espantou diversos turistas na manhã desta terça-feira, 23. O fenômeno expeliu água, lama e pedras por diversas áreas do local. Parte de uma passarela foi destruída.
O caso aconteceu por volta das 10h. Diversas pessoas gravaram o momento exato da explosão.
O Parque Yellowstone fica localizado majoritariamente no Estado de Wyoming, mas também abrange algumas partes de Idaho e Montana.
A turista Vlada March afirmou, ao jornal O Globo, que estava em um tour guiado com a sua família quando percebeu o vapor no solo.
“Peguei meu celular como todo mundo faz”, afirmou Vlada. “De repente, virou uma nuvem escura enorme cheia de pedras. Cobriu o sol. Por alguns momentos, você não conseguia ver porque estava escuro.”
O pesquisador Michael Poland, cientista responsável pelo Observatório de Vulcões de Yellowstone, disse que esse fenômeno acontece quando a água se transforma rapidamente em vapor no subsolo.
Poland explicou que um terremoto pode causar a mudança de estado. “Esse não é o caso aqui”, explicou o observador.
O cientista concluiu que a causa da explosão foi uma mudança extremamente localizada no sistema hidráulico do parque. Ao aumentar a pressão, acontece a erupção.
Explosão no Parque Yellowstone não deixou feridos
O Serviço Geológico norte-americano afirmou que não houve feridos no incidente. O espaço, no entanto, deverá ficar fechado ao público no decorrer dos próximos dias.
Michael Poland disse que esse tipo de explosão pode acontecer duas vezes por ano. Os equipamentos de monitoramento, no entanto, muitas vezes não detectam a chegada desses fenômenos. O cientista afirmou que os casos registrados são bem chocantes. “É realmente bastante dramático.”