sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEsporteExecutivo italiano, envolvido em escândalo com brasileiros, retorna à Fórmula 1

Executivo italiano, envolvido em escândalo com brasileiros, retorna à Fórmula 1

Um velho conhecido do mundo da Fórmula 1 está de volta ao Paddock. O italiano Flávio Briatore, de 74 anos, foi anunciado como conselheiro executivo da Alpine, equipe francesa. A comunicação da contratação foi feita nesta sexta-feira (22).

“Briatore vai se concentrar principalmente nas atividades de alto nível da equipe, especialmente na procura de talentos de ponta e na análise do mercado de pilotos, no questionamento do projeto existente após a avaliação da estrutura atual e no aconselhamento sobre determinadas questões estratégicas no âmbito dos esportes”, disse a Alpine em comunicado.

Briatore foi chefe de equipe nos anos 1990 e 2000. Com ele, Michael Schumacher conquistou os dois primeiros títulos da carreira (1994 e 1995). O italiano também era chefe da Renault à época dos títulos de Fernando Alonso (2005 e 2006).

O executivo retorna à categoria após 15 anos afastado. Briatore foi um dos envolvidos no “Singapura Gate”. Em 2008, o italiano foi acusado de ter orquestrado um plano para que Nelson Piquet Jr. causasse um acidente de propósito para beneficiar o companheiro de equipe, Fernando Alonso.

O executivo foi demitido pela Renault e banido pela Federação Internacional de Automóvel (FIA). A punição imposta pela FIA foi revertida em 2010.

O resultado influenciou diretamente na briga do título naquela temporada. Felipe Massa, então piloto da Ferrari, perdeu o título para Lewis Hamilton, da McLaren, por apenas um ponto na classificação.


Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui