Nesta quinta-feira, 6, o vice-presidente de assuntos globais do Twitter/X, Nick Pickles, anunciou sua saída da empresa.
Pickles esteve no Twitter/X por uma década. Na empresa, enfrentou diversas batalhas políticas e interagiu com órgãos reguladores ao redor do mundo.
O executivo afirmou que sua saída já vinha sendo discutida com a CEO do grupo, Linda Yaccarino, de quem era o braço direito. “Depois de mais de dez anos, amanhã será meu último dia no X”, escreveu, na própria rede social. “Foi uma jornada incrível… Saio com mais recordações e amizades para a vida toda do que jamais esperava.”
Nick Pickles deixa o cargo depois de anos tentando alinhar o Twitter/X com autoridades e formuladores de políticas públicas. Era o porta-voz da empresa nas discussões com o Brasil, por exemplo, onde o funcionamento da plataforma foi suspenso há uma semana. A suspensão ocorreu depois de o empresário Elon Musk se recusar a cumprir uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender dezenas de contas.
Além do Brasil, o Twitter/X enfrentou pedidos de remoção semelhantes em países como Índia, Turquia e Austrália. Em maio, Pickles expressou preocupação com essas solicitações, segundo o jornal norte-americano Financial Times. “Este é um precedente perigoso”, salientou o executivo. “É realmente perigoso para a internet global, a liberdade de imprensa e o debate político em todos os lugares.”
Nick Pickles ressalta a importância da liberdade
Pickles também ressaltou a importância de os países não apoiarem políticas que restringem o livre acesso à internet. “É vital que os governos democráticos não endossem ou adotem inadvertidamente as políticas de governos que não querem proteger a internet aberta e global”, afirmou.
Durante a aquisição de US$ 44 bilhões por Elon Musk em 2022, Nick Pickles foi um dos executivos que permaneceram na empresa. Ex-fotógrafo, ingressou na empresa em 2014 como gerente sênior de políticas públicas em Londres. Foi promovido a chefe de assuntos governamentais globais no mesmo ano.
A vida depois do Twitter/X
Pickles, de 40 anos, afirmou que decidiu deixar o Twitter/X “há vários meses” e estava trabalhando com Yaccarino “durante a transição”. Ele não revelou os próximos passos nem nomeou o sucessor.
Sob a liderança de Elon Musk, Nick Pickles também representou o Twitter/X durante uma investigação de sete meses da União Europeia sobre possíveis violações da Lei de Serviços Digitais.