Ex-prefeito de Niterói por dois mandatos, ex-petista e ex-candidato ao governo do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves quer derrubar o prefixo de “ex” e se tornar o escolhido de Lula para tentar derrotar o deputado federal Carlos Jordy (PL), na campanha à prefeitura de Niterói, uma das maiores cidades do estado.
Nessa semana, Neves recebeu o apoio de um antigo oponente nas corridas à prefeitura da cidade. Em um ato com a presença do presidente do PDT, Carlos Lupi, Felipe Peixoto, declarou apoio a Neves e deve se juntar ao grupo que fará campanha pelo político do PDT.
Neves acumula oito anos no comando da cidade. Ele foi prefeito entre 2013 e 2020, quando ainda conseguiu fazer seu sucessor, o então vice, Axel Grael, que não deve ser candidato à reeleição, segundo interlocutores dele ouvidos pela CNN.
A meta é conseguir derrotar o bolsonarismo, representado por Carlos Jordy (PL). Alvo de uma operação de busca e apreensão em fevereiro, por estar supostamente ligado aos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023. Acusação negada pelo deputado federal.
Ainda que consiga o apoio do PT de Lula, Neves ainda tem um obstáculo para unificar a esquerda em torno de sua candidatura. A também deputada federal, Talíria Petrone, do PSOL, almeja o cargo.
Talíria fará encontro com militantes nesta quinta-feira (4) para organizar a pré-campanha à prefeitura da cidade. A deputada é do grupo que entrou na política com a ex-vereadora do Rio, Marielle Franco, morta em 2018.
Rodrigo Neves, que esteve filiado ao PT entre 1996 e 2016, deve estar ao lado de Lula na visita à Niterói nesta terça-feira (2). Ele, inclusive, já dividiu palanque com Lula em 2022, quando o então candidato a presidente tinha como rival Ciro Gomes, correligionário de Neves.
Compartilhe: