O ex-jogador de futebol chileno Jorge Valdivia, que construiu parte da sua carreira no Palmeiras, foi novamente preso no Chile depois de decisão do tribunal de apelações. Ele é acusado de estupro por duas mulheres e cumpria prisão domiciliar noturna.
Alegando que a liberdade do ex-atleta representaria “um risco para a sociedade”, o Ministério Público pediu que a Justiça revogasse a reclusão domiciliar.
Lorena Parra, procuradora e porta-voz do Ministério Público, também conversou com jornalistas sobre o caso, na quinta-feira 29. Ela afirmou que o restabelecimento da prisão preventiva de Jorge Valdivia, por causa do novo processo de alegação de estupro, é “fundamental para a resolução do caso e análise das provas apresentadas”.
O MP afirma que “a liberdade do acusado revela-se perigosa para a segurança da sociedade”. Veja um trecho da entrevista da procuradora:
Lorena Parra, fiscal y vocera del Ministerio Público comentó este jueves, la reposición de la prisión preventiva contra el ex futbolista Jorge Valdivia, por un nuevo caso de denuncia de violación, señalando como clave en esta resolución, la ponderación de las pruebas presentadas pic.twitter.com/zA1UQ2NbFJ
— Radio Portales (@RadioPortales) November 28, 2024
Relembre o caso que envolve ex-jogador do Palmeiras
A primeira denúncia contra Valdivia ocorreu em 22 de outubro, o que levou à prisão preventiva. No dia seguinte, uma segunda mulher apresentou outra acusação semelhante. A defesa contesta todas as acusações.
Em 4 de novembro, um tribunal substituiu a prisão preventiva por prisão domiciliar noturna e impôs uma ordem restritiva. Valdivia não poderia se aproximar da primeira denunciante.
Depois da formalização da segunda acusação, o Ministério Público recorreu ao Tribunal de Apelações de Santiago e o ex-atleta teve que retornar à prisão preventiva.
Trajetória de Valdivia no futebol
Valdivia é uma figura proeminente no futebol sul-americano. Ele integrou a “Geração Dourada” da seleção chilena, que conquistou a Copa América em 2015.
Durante suas passagens pelo Palmeiras, de 2006 a 2008 e de 2010 a 2015, ele ajudou o clube a ganhar títulos como o Campeonato Paulista de 2008, a Copa do Brasil em 2012 e 2015, além da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2013.