quarta-feira, julho 3, 2024
InícioEconomiaEx-diretores da Americanas são alvos de operação da Polícia Federal

Ex-diretores da Americanas são alvos de operação da Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 27, a Operação Disclosure, para apurar fraudes na Americanas que chegam a R$ 25 bilhões. Agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão contra ex-executivos do grupo.

Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro, qu também autorizou o sequestro de bens e valores dos alvos da operação.

Segundo a TV Globo, os procurados, cujos nomes ainda não foram revelados, estariam fora do país. Eles devem ser incluídos na lista de foragidos da Interpol.

A Polícia Federal apura crimes como manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas para esses crimes chegam a 26 anos de prisão.

A força-tarefa da Operação Disclosure tem a participação de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e de representantes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A atual administração do Grupo Americanas também contribuiu com o compartilhamento de informações da empresa.

A Americanas anunciou, em janeiro de 2023, um rombo contábil de mais de R$ 20 bilhões. Meses depois, em junho, admitiu que o desfalque tinha sido gerado por fraudes e acusou ex-diretores de serem os responsáveis pelas irregularidades.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) chegou a ser instaurada na Câmara dos Deputados, mas não apresentou um relatório conclusivo e tampouco indiciou alguém.

Notícia em atualização.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui