Ex-atacante do Chelsea, o franco-senegalês Demba Ba criticou o episódio envolvendo o argentino Enzo Fernández, que entoou cânticos racistas direcionados a jogadores da França durante a comemoração do título da Copa América, e chamou a Argentina de “asilo de nazistas”.
“Argentina, terra de asilo para ex-nazistas em fuga. A partir de 1945, Perón hospedou criminosos de guerra”, publicou ele no X, compartilhando um link do jornal Libération, com uma reportagem que conta como o país recebeu ex-integrantes do exército e do governo nazistas após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Argentine, terre d’asile des anciens nazis en cavale. Dès 1945, Peron a accueilli des criminels de guerre. – Libération
Et ça vous étonne… 🤔 https://t.co/9K1dKxES7d
— Demba Ba (@dembabafoot) July 18, 2024
Demba Ba jogou no Chelsea — clube no qual atua Enzo Fernández atualmente — em 2013 e 2014. O ex-centroavante não conquistou títulos pela equipe londrina.
A Fifa, por meio de um porta-voz, explicou que vai investigar a acusação de racismo e homofobia de um vídeo publicado pelo jogador argentino contra atletas franceses.
O vídeo com cânticos transfóbicos e xenófobos contra os atletas franceses foi publicado e, depois apagado, por Enzo Fernández. O argentino se desculpou pelo episódio.
Wesley Fofana, francês e companheiro de Enzo no Chelsea, replicou o vídeo com citação sobre “racismo desinibido”. O clube inglês abriu um procedimento interno para investigar as acusações e explicou que repudia atos preconceituosos. A Federação Francesa de Futebol disse que vai cobrar explicações da Fifa.