sábado, outubro 5, 2024
InícioPolíticaEx-assessor de Bolsonaro muda estratégia de defesa e contrata desembargador aposentado

Ex-assessor de Bolsonaro muda estratégia de defesa e contrata desembargador aposentado

Preso desde 8 de fevereiro, o ex-assessor de assuntos internacionais de Jair Bolsonaro decidiu mudar a estratégia de defesa do seu caso em que é investigado como partícipe de um plano de golpe no Brasil.

Filipe Martins contratou o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) Sebastião Coelho para reforçar seu time de advogados e trabalhar em outras frentes de defesa: dar aporte político e transitar nos bastidores.

O desembargador aposentado é advogado de réus no caso do 8 de janeiro e renunciou, em 2022, da vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal em protesto a posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Martins é apontado pela Polícia Federal como quem faria parte do “núcleo jurídico” do golpe, criando e revisando minutas para reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022, em que Bolsonaro perdeu.

A PF também aponta, no pedido que o levou à prisão, que o ex-assessor saiu do Brasil na comitiva presidencial aos Estados Unidos e não teria retornado.

Martins nega todas as suspeitas e que tenha viajado aos EUA. Sustenta, ainda, que no período mencionado estava de mudança de Brasília para Curitiba (PR), para onde voltou após o trabalho na Presidência.

Os pedidos, porém, não foram aceitos e por isso a equipe muda de foco. Ricardo Scheiffer, João Vinícius Manssur e William Iliadis Janssen continuam na parte técnica, mas decidiram partir para uma abordagem diferente com a chegada do desembargador.

Segundo os defensores, a parte jurídica ‘se esgotou’, com a juntada de provas. O desembargador Sebastião Coelho entra no caso com mudança de postura e abordará questões políticas e atuará nos bastidores.

“Queremos causar movimentação no processo sem perder a qualidade técnica”, dizem os defensores, que devem entrar com novo pedido de liberdade.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui