Nem sempre podemos pegar o primeiro avião para desbravar os melhores sabores ao redor do mundo. Mas, no próximo final de semana (21 e 22 de setembro), os sabores do mundo vêm até São Paulo.
O festival gastronômico Comidas do Mundo traz para o Memorial da América Latina os sabores da África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Camarões, Chile, China, Cuba, Colômbia, Coréia, Espanha, Estados Unidos.
Além do festival de danças e bandas, que representarão diversos desses países, também participam do evento: Filipinas, Malásia, França, Grécia, Índia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Jamaica, Japão, México, Nepal, Noruega, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Síria, Suíça, Tailândia, Trinidad e Tobago, Turquia, Uruguai e Venezuela.
Promovendo um verdadeiro intercâmbio gastronômico, o festival conta com muitas comidinhas típicas de diversas nacionalidades. Dentre elas, o Toppoki e Bulgogi (Coreia), Katsue Kare (Japão), Ropa Vieja (Cuba), Fish and Chips (Inglaterra), Curry Batata Bowl (Trinidad e Tobago), Crepe (França), Pancit vege (Filipinas), Attieke (Camarões), Brisket e Poke (do Texas e Havaí, dos EUA, respectivamente), Pad Thai (Tailândia), Arepas (Venezuela), Lanche Salmão Escandinavo (Noruega).
Oferecendo intervenções artísticas de danças típicas de diversos países, também haverá apresentações de música no festival e programa para toda família. O evento ainda terá uma área kids e permitirá a entrada de pets.
Festival Comidas do Mundo: gastronomia do mundo todo
A gastronomia brasileira é um dos destaques do evento. Com representantes de restaurantes como Do Fogo, O Porco e Viola BBQ, o público encontra receitas como o tradicional pastel e coxinha, o baião de dois, cuscuz paulista, acarajé da Bahia, galinhada goiana, torresmo de rolo, espetinhos, lanche de pernil, açaí, porco no rolete, costela e mais.
Outra cozinha que fica no holofote do Comidas do Mundo é a de refugiados. Para isso, a Art Shine Eventos realizou parcerias com representantes de vários países e concedeu oportunidades para os expatriados empreenderem em São Paulo.
“A Art Shine Eventos realiza eventos há mais de 20 anos. Nosso propósito é unir a gastronomia, a arte e a cultura. Estamos extremamente felizes em ter diversos refugiados, com histórias de superação, participando deste evento com culinária de 40 países, que acontece na cidade mais cosmopolita da América Latina. Unir pessoas de diferentes nacionalidades possibilita a divulgação da gastronomia dos seus países é algo muito satisfatório”, ressalta Márcio Alvarez organizador do evento.
Uma história de superação é de Ylmari de Perdomo, da Venezuela, que chegou ao Brasil com o marido e os três filhos, há oito anos. Especialistas em educação e terapia ocupacional para crianças, o casal não conseguiu validar os diplomas no país. Para sustentar a família, ela começou a vender café com bolo num ponto de ônibus em São Caetano do Sul, no interior de São Paulo, e passou a oferecer comida venezuelana em eventos empresariais e de rua um ano depois.
A história de Salsabil Matouk, da Síria, aborda as questões políticas e de guerra. Formada em farmácia, trabalha com gastronomia há sete anos — ela participa de eventos com o seu bufê e com um canal no YouTube onde fala sobre sua cultura e gastronomia.
O público também poderá desfrutar de sobremesas multiculturais, como cocadas, tortas e bolos, do Brasil, e também Pastel de Belém (Portugal), Ninho de Nozes (Turquia), Cannolis (Itália), Apfelstrudel (Alemanha), Oblea (Colômbia), Waffle (Belgica).
Cervejas artesanais
Amantes de cervejas artesanais também podem se esbaldar em mais de 10 cervejarias, com diversos estilos de chope. Os visitantes encontram Pilsen, Weiss, Hop Larger, Red Ale, Black Caramelo, American Ipa de origem belga, irlandesa, alemã, tcheca, inglesa.
O evento também lembra daqueles que gostam de um perfil de cerveja mais suave e adocicada com opções de chopp de vinho, morango, goiaba, pêssego, canela. Outras bebidas também ficam à disposição, como drinques, sucos naturais, milkshakes, vinhos, chás, refrigerantes e água.
Serviço:
- Onde? Memorial da América Latina – Avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do metrô Barra Funda)
- Quando? 21 e 22 de setembro, das 11h às 21h
- Quanto? Entrada gratuita