A Eve, subsidiária da Embraer, revelou seu primeiro protótipo de táxi aéreo eVTOL (decolagem e pouso vertical elétrico) em tamanho real durante o 45º Farnborough Airshow do Reino Unido. Chamado de Eve Air Mobility, e carro voador já possui 2.900 reservas de 30 clientes em 13 países diferentes, colocando-o como o mais vendido — sem nem estar à venda oficialmente.
Tudo o que sabemos sobre o táxi aéreo da Embraer:
- O Eve Air Mobility tem design ‘lift & cruise’;
- Ele usa 8 hélices dedicadas para voo vertical e uma hélice adicional na parte traseira para empurrar o eVTOL para frente;
- O modelo tem um motor elétrico para propulsão e autonomia estimada em 100 quilômetros — tendo como foco serviços de táxi aéreo urbano;
- O “carro voador” poderá transportar até quatro pessoas e o piloto, com viagens bem mais rápidas — segundo a Eve Air Mobility, um trajeto em Miami (EUA) que levaria 45 minutos de carro demoraria 15 minutos no táxi aéreo;
- As primeiras unidades das 2.900 encomendadas começam a ser entregues em 2026 — a produção e testes estão sendo feitos no Brasil e nos EUA.
De acordo com a New Atlas, a Eve também anunciou um financiamento adicional de US$ 94 milhões, além dos US$ 492 milhões já arrecadados, colocando a empresa da Embraer em uma posição financeira sólida para o desenvolvimento e a fabricação bem-sucedidas do Air Mobility até pelo menos 2027.
Confira abaixo as fotos:
Embora possa parecer pronto nas fotos, o protótipo ainda não conta com o suporte para passageiros. Ele contém todos os componentes eletrônicos necessários para o voo, mas será pilotado remotamente durante suas fases de testes em voo, que a Eve espera começar ainda este ano.
Números sobre tempo de voo, distâncias ou velocidade alcançada pelo protótipo também não foi divulgada.
Leia mais!
No mercado de aeronaves há 55 anos, a Embraer é a terceira maior fabricante de aeronaves civis do mundo — a melhor depois da Boeing e da Airbus. Com isso, o táxi aéreo da Eve tem grandes chances de passar pelas próximas fases dos testes, bem como receber as certificações de fabricação necessárias.
A Eve solicitou a certificação em 2022 e planeja ter seu eVTOL certificado pelo regulador de aviação civil do Brasil até 2026.