Os Estados Unidos lançará um foguete nesta segunda-feira (8) com o primeiro módulo lunar a ser lançado do país desde a última missão Apollo, da Nasa, em 1972.
O sucesso do foguete (na decolagem e ao levar o modelo), desenvolvido pela joint venture entre Lockheed Martin e Boeing chamada United Launch Alliance, é crucial para o futuro da empresa e para seu desejo de diminuir o domínio da SpaceX na indústria de lançamento comercial.
O módulo lunar, construído pela pequena empresa Astrobotic Technology, com sede em Pittsburgh, pode se tornar a primeira espaçonave desenvolvida comercialmente a fazer um pouso suave na Lua.
A Nasa patrocinou o desenvolvimento de uma pequena frota desses módulos lunares de forma privada.
O objetivo é usá-los para dar aos EUA uma presença na Lua em meio a uma nova corrida espacial internacional que começou a esquentar em 2023.
E embora o programa da Nasa não dependa de um único módulo fazendo um pouso bem-sucedido, esta primeira missão robótica pode definir o tom e o ritmo para os esforços da agência espacial.
O módulo lunar robótico da Astrobotic, Peregrine, está programado para ser lançado a bordo do foguete ULA Vulcan Centaur, da Estação da Força Espacial de Cape Canaveral, na Flórida, na madrugada desta segunda-feira (8).
Previsões recentes mostraram cerca de 85% de chance de o tempo estar limpo para a decolagem. Oportunidades de lançamento de backup também estarão disponíveis nos próximos dias.
O caminho à frente
Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.
Compartilhe: