A FDA (agência que regulamenta drogas e alimentos nos Estados Unidos) aprovou uma nova vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) da Moderna, anunciou a empresa na última sexta-feira, 31.
A vacina da Moderna foi aprovada para a prevenção de doenças do trato respiratório inferior associadas à doença em adultos com 60 anos ou mais. Ela mostrou ser 79% eficaz na prevenção de pelo menos dois sintomas de VSR, como tosse e febre.
A VSR da Moderna é a primeira vacina baseada em RNA mensageiro (mRNA) não destinada à covid-19 a ser aprovada nos Estados Unidos. Ela será vendida sob o nome de marca mRESVIA.
Anteriormente, a Moderna havia afirmado que o imunizante poderia ser usado para tratar doenças respiratórias agudas associadas ao vírus, além de doenças do trato respiratório inferior.
Segundo a empresa, as vacinas de mRNA, que ensinam o corpo a produzir proteínas específicas que o sistema imunológico pode reconhecer e atacar, têm o potencial de tratar várias doenças e ser mais eficazes do que as vacinas convencionais.
Com vacina da bronquiolite, Moderna aposta em novos imunizantes
A Moderna tem apostado em novas vacinas para compensar a demanda e as vendas significativamente menores de sua vacina contra covid, Spikevax, seu único produto comercializado.
O VSR é o principal vírus causador de bronquiolite em crianças. Os sintomas de uma infecção pelo vírus são semelhantes aos de um resfriado, mas ele pode ser fatal para crianças pequenas e idosos, provocando cerca de 14 mil mortes por ano em adultos com 65 anos ou mais.