quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioInternacionalEUA acusam Irã de enviar material roubado de Trump para Biden

EUA acusam Irã de enviar material roubado de Trump para Biden

Hackers iranianos enviaram e-mails com material roubado da campanha do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump para pessoas associadas a Joe Biden.

A ação teria ocorrido antes do atual presidente do país desistir de buscar a reeleição. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 18, pelo Federal Bureau of Investigation (FBI, na sigla em inglês), Office of the Director of National Intelligence (ODNI) e Cyber Defense Skilling Academy (Cisa)

Em comunicado conjunto, os órgãos afirmaram que a ação visava “semear a discórdia” e influenciar o processo eleitoral norte-americano.

Segundo as agências, “atores cibernéticos maliciosos iranianos” enviaram, no fim de junho e início de julho, e-mails “não solicitados a indivíduos então associados à campanha” de Biden. Esses e-mails continham trecho de um documento “roubado e não público da campanha” de Trump.

Biden desistiu de concorrer à reeleição em 21 de julho. A vice dele, Kamala Harris, é a candidata do Partido Democrata à Casa Branca.

“Não há informações indicando que esses destinatários responderam”, declararam as agências. De acordo com o comunicado, desde junho, hackers iranianos enviam “material roubado e não público associado à campanha do ex-presidente Trump” para empresas de mídia dos EUA.

“Essa atividade cibernética maliciosa é o exemplo mais recente da abordagem multifacetada do Irã, conforme observado na declaração conjunta de agosto, para fomentar a discórdia e minar a confiança em nosso processo eleitoral”, lê-se na nota.

“Atores estrangeiros estão aumentando suas atividades de influência eleitoral à medida que nos aproximamos de novembro”, acrescenta o texto. “Em particular, Rússia, Irã e China estão tentando, de alguma forma, exacerbar as divisões na sociedade dos EUA para seu próprio benefício e veem os períodos eleitorais como momentos de vulnerabilidade.”

Campanha de Kamala diz desconhecer recebimento de documentos de Trump

Um porta-voz da campanha de Kamala Harris afirmou à agência de notícias Reuters que não tem conhecimento de nenhum material enviado diretamente para ele ou outros integrantes do comitê democrata.

A missão permanente do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que as acusações das agências norte-americanas eram “infundadas e totalmente inadmissíveis”.

O Irã afirmou que “não tem nenhum motivo nem intenção de interferir nas eleições dos EUA”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui