Um estudo sobre acidentes com veículos elétricos e híbridos na Europa chamou atenção de pesquisadores por seus resultados. Buscando entender o motivo de os carros ecológicos colidirem tanto com pedestres, a análise mostrou que um dos principais fatores de risco do EV quando comparado a um carro a gasolina ou diesel é justamente sua alta tecnologia para redução de ruídos: ou seja, ele é tão silencioso que as pessoas não percebem sua aproximação.
Para quem tem pressa:
- A pesquisa concluiu que, com isso, elétricos e híbridos têm duas vezes mais probabilidade de atropelar pedestres do que os carros movidos a combustíveis fósseis, e três vezes mais probabilidade de que isso ocorra em áreas urbanas (onde há mais barulho externo);
- Os pesquisadores pontuaram ainda outro fator que também colabora para o número: a forte tendência de motoristas mais jovens e menos experientes;
- O levantamento ocorre após um relatório mostrar que os acidentes rodoviários são a principal causa de morte entre crianças e jovens adultos no Reino Unido, sendo os pedestres responsáveis por um quarto de todas as mortes nas estradas;
- A análise considerou 916.713 vítimas, entre 2013 e 2017, das quais 120.197 eram pedestres;
- A taxa média anual de vítimas de pedestres por 100 milhões de quilômetros percorridos foi de 5,16 para carros elétricos e híbridos, em comparação com 2,4 para carros a gasolina e diesel, de acordo com o estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health.
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Os carros elétricos são um perigo para os pedestres porque têm menos probabilidade de serem ouvidos do que os carros a gasolina ou diesel. O governo precisa mitigar estes riscos se quiser eliminar gradualmente a venda de automóveis de combustão. Se você estiver mudando para um carro elétrico, lembre-se de que é um novo tipo de veículo. Eles são muito mais silenciosos do que os carros antigos, e os pedestres aprenderam a navegar nas estradas ouvindo o trânsito. Os motoristas desses veículos precisam ser extremamente cautelosos.
Phil Edwards, autor principal do estudo e professor de epidemiologia e estatística na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.
Em 2017, um relatório do Departamento de Transportes dos EUA concluiu que os automóveis elétricos e híbridos representavam um risco 20% superior para pedestres do que os automóveis a gasolina e diesel, e um risco 50% superior durante movimentos de baixa velocidade — também por ser silencioso demais.
Vale lembrar, conforme pontuado pelo The Guardian, que desde julho de 2019 todos os novos veículos híbridos e elétricos vendidos na Europa são obrigados a ter um sistema acústico de alerta veicular que emite som quando o carro se desloca lentamente. Contudo, muitos carros ainda circulam sem os dispositivos.
Se o governo garantisse que estes sistemas fossem instalados em todos os veículos elétricos e os adaptasse aos carros elétricos mais antigos, isso seria um bom começo.
Pesquisadores acrescentaram ainda que, não apenas o fato de ser silencioso, elétricos aceleram mais rápido e, alguns, podem ser bem pesados, levando mais tempo para frenagem total.