Aprender um novo idioma exige esforço por parte do estudante para além das aulas com o professor. Para Maria Xavier, gestora de educação da Fluencypass, estudar sozinho tem um papel importante no aprendizado.
“É possível aprender muito, mesmo em momentos sem mediação do professor”, comenta.
A executiva listou três métodos para quem está encarando os estudos sozinho:
Neste método, a pessoa repete o que ouve, imitando o som, ritmo e entonação da fala. Para isso, basta selecionar um vídeo – pode ser o trecho de um filme, por exemplo – e prestar atenção para repetir as frases.
“Essa prática melhora a pronúncia, a entonação e a compreensão oral, dando também mais confiança na hora de falar”, segundo Xavier.
O SRS é um método que ajuda a memorizar vocabulário de forma mais eficaz. Funciona assim: o estudante cria flashcards – cartões com a palavra de um lado e a tradução do outro – com as palavras que deseja memorizar e revisa o conteúdo de tempos em tempos.
Xavier comenta que a pessoa também pode usar aplicativos como Anki ou Quizlet, que mostram as palavras em intervalos espaçados de acordo com a dificuldade. Por exemplo, palavras mais fáceis aparecem com menos frequência, enquanto as difíceis aparecem com maior frequência.
A terceira dica é escrever um diário em inglês – ou em outro idioma – pois ajuda a colocar em prática o que foi aprendido e a expandir o vocabulário ao escrever sobre o dia a dia.
“Algumas pessoas possuem mais facilidade em absorver informações quando as escreve. Assim, ao reservar alguns minutos no final do dia para escrever sobre qualquer coisa, não só estará memorizando o vocabulário, mas também compreendendo a gramática”, diz a executiva.
Além disso, os estudantes não precisam se preocupar com os erros no começo, pois podem ser revisados e corrigidos com o tempo.