Quarenta e dois estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulistana tiveram a oportunidade de participar de uma imersão educativa ao visitar o Parque Nacional Serra da Capivara e o Museu da Natureza, situados no sudeste do Piauí. Acompanhados por dois professores, os alunos das turmas de 1ª série dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Marketing Digital percorreram 278 quilômetros desde Paulistana até o parque, em uma experiência que marcou uma série de vivências práticas que conectaram o conteúdo curricular ao patrimônio histórico do estado.
A atividade faz parte do “Projeto Turismo Escolar”, uma iniciativa das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Turismo (Setur), que tem como objetivo proporcionar aos estudantes um contato direto com as riquezas culturais e naturais do Piauí, promovendo não só o aprendizado fora da sala de aula, mas também o fortalecimento da identidade cultural e a valorização do turismo local.
Weslei Andrei da Silva, estudante da 1ª série do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Marketing Digital, ressaltou o impacto do trabalho desenvolvido pela arqueóloga Niéde Guidon, que revelou a importância das pinturas rupestres, mudando a percepção da comunidade local.
“As pessoas que conviviam com as pinturas não sabiam a importância delas. Quando a arqueóloga Niéde Guidon descobriu, fez com que todos parassem as atividades de caça e desmatamento e transformou o lugar no que hoje é a Serra da Capivara”, relatou.
No Parque Nacional Serra da Capivara, o grupo foi guiado por trilhas que revelam pinturas rupestres de milhares de anos, consideradas um dos registros mais antigos da presença humana nas Américas. Os alunos puderam observar de perto as formações rochosas imponentes, além de aprender sobre a história e a importância da preservação do parque, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.
A experiência foi ainda enriquecida pela visita ao Museu da Natureza, que apresenta uma exposição interativa sobre a evolução da fauna, flora e clima da região, abordando temas que vão desde a era dos dinossauros até o impacto das mudanças climáticas atuais. As exposições do museu instigaram o interesse dos alunos, especialmente das turmas de Desenvolvimento de Sistemas e Marketing Digital, que puderam refletir sobre o papel da tecnologia e da comunicação digital na conservação ambiental e na divulgação do patrimônio cultural.
O secretário Washington Bandeira reforçou a importância do projeto Turismo Escolar para o desenvolvimento educacional e cultural dos jovens piauienses. “O projeto amplia o aprendizado dos nossos estudantes ao conectá-los com a história e a cultura do Piauí, incentivando o senso de pertencimento e a valorização do que temos de mais singular”,finalizou.