terça-feira, maio 27, 2025
InícioDestaqueEstudantes de escolas públicas estaduais conquistam 73 premiações nas Olimpíadas de Física...

Estudantes de escolas públicas estaduais conquistam 73 premiações nas Olimpíadas de Física

Estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 73 premiações na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e no Torneio de Física para Meninas (TFM) — o melhor resultado do Piauí na história das competições. A cerimônia de premiação, realizada, nessa segunda-feira (26), no Cineteatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reuniu medalhistas, familiares, professores e gestores da educação.

Com 17 das 22 medalhas nacionais — e incluindo 7 de ouro — e 44 das 67 estaduais, os estudantes das escolas estaduais consolidam o Piauí como referência nacional no ensino de Física.

Foto: Letícia Santos

Projeto Seduc Olímpica transforma incentivo em conquistas

O desempenho expressivo é resultado direto de uma política educacional que aposta no talento dos alunos. Por trás das medalhas está o Seduc Olímpica, projeto que incentiva e prepara estudantes para olimpíadas do conhecimento em diversas áreas.

“O que estamos celebrando é mais do que medalhas. É o reflexo de uma rede que acredita no potencial dos seus estudantes e investe em oportunidades concretas de crescimento acadêmico”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira. “Este é o melhor resultado da história do Piauí na OBFEP e mostra que a educação pública pode, sim, ser referência de excelência e inovação”, completou o gestor.

Foto: Letícia Santos

Histórias que inspiram

Entre os premiados, o estudante Hélio Henrique da Silva Gomes, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, foi ouro nas etapas estadual e nacional. Para ele, o apoio da escola e da Seduc fez toda a diferença. “Incentivar a participar de olimpíadas nos desafia a ir além da sala de aula. E quando esse esforço é reconhecido, dá ainda mais vontade de seguir estudando”, afirmou o aluno.

Foto: Letícia Santos

Já a estudante Kallyne Araujo Leal, do Ceti Joaquim Borges de Oliveira, em Santana do Piauí, venceu o Concurso de Ilustrações da OBFEP, com uma obra que conecta a Terceira Lei de Newton ao aquecimento global. “Sempre vi a física como uma forma de entender o mundo. Ganhar esse prêmio me mostrou que estou no caminho certo e que podemos unir física e arte”, disse a medalhista.

Foto: Letícia Santos

Turmas ITA/IME da Seduc também ganham destaque nacional

No Ceti Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, vinte alunos das turmas preparatórias para os vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto Militar de Engenharia (IME) conquistaram medalhas em diferentes categorias da OBFEP. Um deles, Francisco Yuri de Brito Vieira, medalhista de ouro, foi convidado para integrar a preparação da Olimpíada Internacional de Física de 2026.

O professor Herbert Aquino, coordenador das turmas, celebrou a conquista. “Dois anos de trabalho contínuo e planejado. Ver esses resultados é a confirmação de que vale a pena acreditar nos nossos jovens e na educação pública”, destacou o docente.

Foto: Letícia SantosMais meninas na ciência

O protagonismo feminino também marcou presença com muita força nas premiações do Torneio de Física para Meninas. Doze alunas da rede estadual foram reconhecidas por seus desempenhos em provas teóricas e experimentais.

Letícia Costa, medalhista de prata do Ceti Martinho Vieira, em Patos do Piauí, descreveu a emoção do reconhecimento. “Foi gratificante saber que todo o esforço valeu a pena”, completou a estudante.

Já Rita de Cassia, da mesma escola, fez um desejo em voz alta: “Espero que seja apenas o começo. Que mais meninas ganhem espaço e reconhecimento na física.”

A força do incentivo

“As conquistas dos estudantes da Seduc não são apenas números. Elas revelam o impacto concreto de um trabalho consistente que transforma incentivo em oportunidade e talento em resultado. E mostram, acima de tudo, que com apoio certo, a educação pública pode ser o ponto de partida para trajetórias extraordinárias”, concluiu o secretário Washington Bandeira.

Foto: Letícia Santos

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui