sábado, janeiro 11, 2025
InícioDestaqueEstudantes da rede pública estadual conquistam 165 medalhas na 19ª OBMEP

Estudantes da rede pública estadual conquistam 165 medalhas na 19ª OBMEP

Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alcançaram resultados expressivos na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2024. O Piauí, que contou com a participação de estudantes de 631 escolas em todos os 224 municípios do estado, destacou-se entre as unidades federativas com os melhores desempenhos.

Na competição nacional, os alunos da rede estadual conquistaram 38 medalhas: 4 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. No âmbito estadual, o resultado foi ainda mais significativo, com a obtenção de 127 medalhas, sendo 10 de ouro, 29 de prata e 88 de bronze.

Os estudantes do Nível 3 (Ensino Médio) se destacaram, elevando o Piauí à 2ª posição no Nordeste e à 7ª no Brasil, uma melhoria em relação à edição de 2023, quando o estado ocupava a 4ª posição no Nordeste e a 10ª no país.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, atribuiu parte do sucesso dos alunos ao projeto Seduc Olímpica, que incluiu ações como o Torneio de Matemática das Escolas Públicas Estaduais (TME²). 


 

Dos 38 medalhistas nacionais da OBMEP, 20 também foram premiados no torneio estadual organizado pela Seduc. O TME² foi criado para intensificar a preparação dos estudantes para competições de alto nível, visando potencializar o desempenho em olimpíadas do conhecimento e descobrir novos talentos na matemática.

“Parabenizo os estudantes piauienses, especialmente os alunos da rede estadual, que mais uma vez demonstraram talento e dedicação na OBMEP. Este resultado é fruto do esforço conjunto de alunos, professores e escolas, além das iniciativas como o TME², que fortalecem o aprendizado e ampliam os horizontes. Continuaremos investindo em projetos como o Seduc Olímpica para impulsionar ainda mais a educação em nosso estado”, celebrou Bandeira.

image.png

Os medalhistas nacionais da OBMEP terão a oportunidade de integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas e apoio financeiro de R$ 300,00 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para seu desenvolvimento acadêmico.

A lista de premiados da 19ª OBMEP também inclui professores e escolas da rede estadual. No total, oito professores da rede estadual do Piauí serão agraciados com diplomas, livros de apoio à formação matemática e participação em programas de formação. Nove escolas receberão kits de material didático, diplomas e troféus em reconhecimento pelo desempenho de seus alunos.

Sobre a 19ª Edição da OBMEP – A competição reuniu mais de 18,5 milhões de alunos do Ensino Fundamental e Médio em sua fase inicial e distribuiu, ao todo, 8.450 medalhas nacionais. Além disso, mais de 20 mil medalhas serão destinadas aos estudantes mais bem colocados de cada estado. As cerimônias de premiação da 19ª OBMEP acontecerão em data a ser definida.

 

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui