Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alcançaram resultados expressivos na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2024. O Piauí, que contou com a participação de estudantes de 631 escolas em todos os 224 municípios do estado, destacou-se entre as unidades federativas com os melhores desempenhos.
Na competição nacional, os alunos da rede estadual conquistaram 38 medalhas: 4 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. No âmbito estadual, o resultado foi ainda mais significativo, com a obtenção de 127 medalhas, sendo 10 de ouro, 29 de prata e 88 de bronze.
Os estudantes do Nível 3 (Ensino Médio) se destacaram, elevando o Piauí à 2ª posição no Nordeste e à 7ª no Brasil, uma melhoria em relação à edição de 2023, quando o estado ocupava a 4ª posição no Nordeste e a 10ª no país.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, atribuiu parte do sucesso dos alunos ao projeto Seduc Olímpica, que incluiu ações como o Torneio de Matemática das Escolas Públicas Estaduais (TME²).
Dos 38 medalhistas nacionais da OBMEP, 20 também foram premiados no torneio estadual organizado pela Seduc. O TME² foi criado para intensificar a preparação dos estudantes para competições de alto nível, visando potencializar o desempenho em olimpíadas do conhecimento e descobrir novos talentos na matemática.
“Parabenizo os estudantes piauienses, especialmente os alunos da rede estadual, que mais uma vez demonstraram talento e dedicação na OBMEP. Este resultado é fruto do esforço conjunto de alunos, professores e escolas, além das iniciativas como o TME², que fortalecem o aprendizado e ampliam os horizontes. Continuaremos investindo em projetos como o Seduc Olímpica para impulsionar ainda mais a educação em nosso estado”, celebrou Bandeira.
Os medalhistas nacionais da OBMEP terão a oportunidade de integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas e apoio financeiro de R$ 300,00 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para seu desenvolvimento acadêmico.
A lista de premiados da 19ª OBMEP também inclui professores e escolas da rede estadual. No total, oito professores da rede estadual do Piauí serão agraciados com diplomas, livros de apoio à formação matemática e participação em programas de formação. Nove escolas receberão kits de material didático, diplomas e troféus em reconhecimento pelo desempenho de seus alunos.
Sobre a 19ª Edição da OBMEP – A competição reuniu mais de 18,5 milhões de alunos do Ensino Fundamental e Médio em sua fase inicial e distribuiu, ao todo, 8.450 medalhas nacionais. Além disso, mais de 20 mil medalhas serão destinadas aos estudantes mais bem colocados de cada estado. As cerimônias de premiação da 19ª OBMEP acontecerão em data a ser definida.