A delegação do Piauí está nos últimos preparativos para os Jogos da Juventude 2024, que ocorrerão entre os dias 13 e 28 de novembro, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Disputarão os jogos 60 estudantes atletas da rede estadual de ensino que foram escolhidos para formar as seleções das 15 modalidades. A Secretaria da Educação (Seduc) garantiu ajuda de custo para os atletas e técnicos das escolas estaduais.
Ao todo, o Piauí participará da competição com 150 atletas e 30 técnicos das redes públicas e privadas, selecionados durante os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Educação (Seduc), Esporte (Secepi) e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
Os estudantes atletas irão competir nas modalidades atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
A delegação viajará em grupos, conforme o cronograma das competições, e as passagens aéreas para todos os atletas, técnicos e dirigentes já foram garantidas. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento é um dos maiores e mais importantes para jovens de 15 a 17 anos que buscam se destacar no cenário esportivo nacional.
Expectativas de medalhas
O handebol piauiense, reconhecido no cenário nacional por revelar talentos, contará com a participação dos atletas da equipe GHC/Ceti Joca Vieira. O treinador Giuliano Ramos comandará a equipe e destaca o potencial do Piauí na busca por medalhas.
“Nosso histórico é muito bom nessa competição, pois nossa escola sempre está entre as melhores do Brasil. Conquistamos bons resultados devido ao planejamento e ao apoio da Seduc. A nossa expectativa é competir e trazer resultados positivos para nossa escola, nosso estado e nosso esporte”, declarou o treinador.
O basquete masculino participará da competição pela primeira vez no formato de seleção, que inclui estudantes das escolas públicas e privadas, como explica o treinador da equipe, Edson Macário.
O Ceti Nossa Senhora da Paz, localizado no bairro Vila da Paz, em Teresina, forma a base da equipe com seis atletas, que fazem parte do projeto esportivo mantido pela escola há nove anos. A seleção também conta com três alunos de outras escolas.
“Será a primeira vez que o basquete escolar do Piauí será representado no formato de seleção, atendendo às exigências dos jogos e buscando alta performance na categoria de 15 a 17 anos. A expectativa é subir da terceira para a segunda divisão brasileira escolar”, afirmou o treinador.
“As expectativas que eu tenho para os jogos em João Pessoa este ano são muito altas. Espero uma ótima atmosfera de entusiasmo entre todos os atletas que participam da competição”, disse o estudante Lucas Benício da Silva Nogueira.
A expectativa é alta também para a estudante atleta Rayssa Ketlin Neres da Silva, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Júlia Nunes Alves, que participa da competição pela segunda vez.
Rayssa tem em seu currículo participações na edição de 2023 do Campeonato Internacional Gymnasiade U15, pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).
“Estou indo representar minha escola, que sempre me apoia em tudo relacionado ao meu esporte. Estou treinando intensivamente para o torneio, tanto em duplas quanto individualmente, e com grandes expectativas de trazer medalhas e representar muito bem minha escola”, disse a atleta.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a participação dos estudantes na competição. “Com o Programa Seduc Esportiva, investimos no esporte educacional, garantindo suporte de estrutura, materiais e qualificação para que estudantes e professores representem o estado e alcancem excelentes resultados nos Jogos da Juventude”, afirmou o gestor.