quinta-feira, janeiro 30, 2025
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Estudantes com deficiência celebram aprovação em Pedagogia e sonham em trabalhar com Educação Inclusiva

Aos 21 anos, Gustavo Batista Pereira Lopes de Sousa comemora a aprovação em Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Nair Gonçalves, em Teresina, ele superou as limitações impostas pela deficiência visual para alcançar o sonho de cursar o ensino superior.

A escolha pela Pedagogia foi inspirada pela experiência como monitor de Português no Programa Oportunidade Jovem. “Já havia pensado em seguir essa carreira, mas atuar como monitor despertou ainda mais minha paixão. Descobri que é isso que quero para minha vida”, explicou Gustavo.

Gustavo Batista Pereira Lopes de Sousa

O estudante intensificou os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com revisões do Pré-Enem Seduc, simulados e as aulas do Canal Educação. “Ainda tenho um longo caminho para percorrer, mas vou seguir com alegria e determinação”, afirmou.

Em Floriano, Madson Magalhães Leal, também aprovado em Pedagogia pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), celebra a conquista. Cadeirante, ele deseja atuar na Educação Inclusiva para transformar a realidade de jovens com deficiência.

Filho de professora, Madson atribui o desempenho ao apoio da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Calisto Lobo. “No contraturno, as professoras me ajudaram com redação, dicas e revisões. Também estudei em casa com minha mãe, que é minha inspiração”, relatou.

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Madson Magalhães Leal – Estudante do CEEP Calisto Lobo, em Floriano.

Educação Inclusiva como prioridade

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o compromisso com a Educação Inclusiva nas escolas estaduais. “Garantimos acesso e aprendizado para todos os nossos estudantes  por meio de ações consolidadas”, afirmou. As iniciativas incluem as salas de Atendimento Educacional Especializado, presentes em todas as unidades da rede, e os Centros de Atendimento Educacional Especializado. O programa oferece formação continuada para professores, materiais adaptados e tecnologias assistivas.

“Livros didáticos do ensino regular são convertidos para braille, garantindo acesso ao conteúdo por estudantes com deficiência visual. As tecnologias assistivas ampliam o aprendizado e fortalecem a inclusão. A trajetória de Gustavo e Madson reflete a importância de políticas públicas de inclusão na educação, transformando barreiras em oportunidades para que jovens possam trilhar o caminho do conhecimento e da cidadania”, ressaltou o secretário.

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