quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaEstudantes brasileiros vão disputar maior competição de drones do mundo

Estudantes brasileiros vão disputar maior competição de drones do mundo

Seis estudantes de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP vão representar o Brasil na maior competição global de drones, a International Micro Air Vehicles Conference and Competition (Imav). Nos dias 16 e 20 de setembro, eles estarão na Universidade de Bristol, no Reino Unido, onde ocorrerá o evento.

Desta vez, a nova edição do Imav, que acontece desde 2007, vai desafiar os participantes a utilizarem as tecnologias de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) para apoiar o monitoramento e preservação da biodiversidade.

A proposta do Imav é incentivar o uso de drones na preservação do meio ambiente. – Imagem: Shutterstock

Tecnologia brasileira vai concorrer em competição internacional

  • Os seis estudantes fazem parte do Grupo Semear – Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação em Robótica.
  • Juntos, eles desenvolveram dois drones chamados Harpia e Carcará, que serão levados para o Reino Unido.
  • A Harpia é um drone indoor que usa sensores e inteligência artificial para voar em ambientes fechados, dispensando conexão com GPS.
  • O equipamento também possui um conjunto de câmeras com algoritmo de visão computacional para mapear o ambiente e orientar navegação autônoma.
  • O drone terá que provar ser capaz de completar um circuito e identificar elementos visuais (representantes de animais) ao mesmo tempo.
  • Já o Carcará é projetado especificamente para voos outdoors (ao ar livre), mapeamento de áreas de preservação e detecção de animais. Ele possui câmeras, dois GPS e também utiliza IA.
Harpia e Carcará serão levados para competição no Reino Unido – Foto: Reprodução/Semear

Oportunidades únicas e altas expectativas

Para participar do Imav, o Grupo Semear se inscreveu no edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP. É a primeira vez que eles concorrem na competição. Além de estarem na disputa, vão apresentar trabalhos e pesquisas na conferência que faz parte do evento.

Vitor Garcia Ribeiro, estudante do 3º ano de Engenharia Mecatrônica da EESC e diretor do Núcleo de Robótica Aérea do Grupo Semear, espera trocar experiências e se atualizar na robótica aérea.

Acredito que nossa participação será crucial para atrair atenção internacional aos projetos de robótica desenvolvidos na EESC, assim como representa uma oportunidade única de aprendizado com a tecnologia e pesquisa estrangeiras.

Vitor Garcia Ribeiro para o Jornal da USP

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui