segunda-feira, setembro 30, 2024
InícioEducaçãoEstudante da rede estadual do Piauí vai integrar 1ª turma de graduação...

Estudante da rede estadual do Piauí vai integrar 1ª turma de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Alex Veras era aluno do Centro de Tempo integral Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves.

O estudante da rede estadual de Educação, Alex Veras, de 19 anos, foi aprovado no  curso de graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), unidade de ensino vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no Rio de Janeiro.

Alex estudava no Centro de Tempo integral Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, e se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2023, quando conquistou o 6º lugar na competição nacional, resultado que garantiu ao piauiense, a vaga no IMPA. O estudantes ingressa na primeira turma de graduação da instituição, pelo desempenho nas Olimpíadas de 2023 e por cota de escola pública. Ele participou de três etapas de seleção antes de ser aprovado.

O estudante conta que sempre teve afinidade com a Matemática e o apoio de seus professores foi fundamental na sua aprovação. Ele revela que inicialmente o IMPA não era seu objetivo, mas sempre esteve convicto que Matemática seria sua escolha.

“É complicado manter o estudo na escola, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para as Olimpíadas. A escola oferecia aulas aos sábados para os três níveis da OBMEP. Aí a gente sempre resolvia questões, aprendia um pouco mais sobre matemática e sobre as provas da OBMEP. Teve muito esforço dos professores também. Tivemos uma boa mentoria e valeu a pena”, destacou.

Alex falou também sobre a felicidade em poder fazer uma graduação do IMPA e de conseguir levar o estudo da Matemática para frente.

“Eu me sinto bem com a matemática, é algo que eu realmente gosto. Agora, com uma classificação para o IMPA, poder estudar lá, estou muito feliz por isso. A expectativa de mudar para o Rio de Janeiro é alta, vai ser uma ótima experiência. Ainda não tenho data certa viajar, mas as aulas iniciam no dia 2 de abril”, afirmou Alex.

Professor do CETI Augustinho Brandão desde 2010, Raimundo Alves de Brito, o professor Raimundinho, disse que Alex entra para a história do IMPA, porque ele está ingressando na primeira turma de graduação do instituto, que é muito respeitado em termos de pesquisa.

“A gente imagina que será o melhor curso que vai ter de matemática aplicada do país, se não for o melhor entre os melhores. O Alex é um excelente aluno, muito dedicado, inteligente, esperto, participativo e é um orgulho ver o que ele está conseguindo conquistar”, ressaltou.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui