O Grupo F, último a ser decidido na Eurocopa 2024, promoveu nesta quarta-feira (26) uma classificação histórica: a estreante Geórgia vai para as oitavas de final já em sua primeira participação.
Os georgianos venceram Portugal por 2 a 0 — já classificados, os portugueses escalaram um time reserva, apenas com Cristiano Ronaldo de titular — e, com quatro pontos, passaram como um dos melhores terceiros colocados.
Os gols na Aufschalke Arena, em Gelsenkirchen, foram marcados pelos dois principais jogadores da Geórgia: Kvaratskhelia, em belo contra-ataque, e Mikautadze, de pênalti, que o fez assumir a artilharia da Euro.
O chaveamento, porém, foi cruel, e a Geórgia vai encarar a forte Espanha nas oitavas de final. A partida será no domingo (30), às 16h (de Brasília), em Colônia.
Portugal, por sua vez, vai encarar a Eslovênia, na próxima segunda-feira (1), às 16h (de Brasília), em Frankfurt.
Na outra partida do grupo, a Turquia venceu um tenso duelo contra a República Tcheca, por 2 a 1, e passou com seis pontos, na segunda posição. Os tchecos foram eliminados com apenas um ponto.
Quem vencesse a partida conseguiria a sonhada vaga. Os tchecos tiveram Barák expulso aos 20 minutos do primeiro tempo, após receber o segundo cartão amarelo.
A Turquia abriu o placar na etapa final, com gol do craque Çalhanoğlu. Valente, a República Tcheca buscou o empate com Soucek e tentou pressionar para conseguir a vaga. Mas, nos acréscimos, Tosun deu a vitória para a Turquia.
O adversário turco nas oitavas de final será a Áustria, que ficou com a liderança do Grupo B. O duelo será em Leipzig, na próxima terça-feira, às 16h.