Uma mão articulada que pode estender o alcance de um braço robótico se soltando e rastejando sozinha para pegar coisas. Essa foi a novidade criada por Pesquisadores da École polytechnique fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça.
Devido à sua força e velocidade, os braços robóticos costumam ficar presos a outras estruturas maiores para melhorar estabilidade, limitando seu alcance. O objetivo da pesquisa era justamente contornar isso usando uma mão robótica totalmente independente.
A animação abaixo mostra como a mão robótica pode se soltar sozinha e ficar equilibrada usando apenas os dedos:
Mãos de robôs são geralmente projetadas para pegar e segurar objetos. Para desenvolver uma que pudesse fazer isso, e ainda rastejar por conta própria (nos moldes da Família Addams), os pesquisadores usaram uma combinação de algoritmo genético e simulador de física.
O algoritmo e as simulações ajudaram a determinar a posição ideal e o número de dedos articulados necessários, que acabaram sendo cinco, assim como nossas mãos humanas.
Os dedos da mão robótica podem se dobrar em ambas as direções para que ela possa rastejar e também permitem segurar mais de um objeto ao mesmo tempo. Veja como ela funciona em ação no vídeo abaixo:
A pesquisa foi publicada na revista IEEE Spectrum.